Boeing entrega primeiro 787 Dreamliner da Shanghai Airlines

A Boeing e a Shanghai Airlines celebraram hoje a entrega do primeiro 787-9 Dreamliner da operadora. A companhia aérea planeja usar o Dreamliner para atualizar tanto seus serviços regionais quanto de longo alcance de sua base na maior cidade da China. O novo avião, com um símbolo especial de “100” na fuselagem, é o 100º avião da Shanghai Airlines, subsidiária da China Eastern Airlines.

Avião Boeing 787-9 Dreamliner da Shanghai Airlines
Boeing 787-9 da Shanghai Airlines – Imagem: Boeing




A Shanghai Airlines deverá receber 787-9 adicionais nos próximos anos. A companhia planeja voar seus 787s iniciais em rotas domésticas populares, como Xangai para Chengdu e Pequim, assim como rotas internacionais de Xangai para o Japão e a Coréia do Sul. À medida que a frota de 787 da operadora crescer, a Shanghai planeja aproveitar a longa autonomia e a eficiência de combustível da aeronave para abrir novas rotas internacionais.

Desde 2013, mais de 60 Dreamliners entraram em serviço em toda a China, transportando mais de 22 milhões de pessoas em mais de 75 rotas exclusivas, economizando cerca de um milhão de toneladas de combustível em comparação com outras aeronaves.

Os jatos da Boeing somam mais de 50% de todos os jatos comerciais operando na China. Em breve o mercado chinês se tornará o primeiro do mundo a atingir US$ 1 trilhão, impulsionado principalmente pela crescente classe média. Até 2037, prevê-se que a China necessitará de 7.690 aviões para atender à crescente demanda que deverá aumentar 6,2% ao ano.

O 787-9 é o segundo membro da família Dreamliner, que oferece 20 a 25% melhor eficiência de combustível por assento e menos emissões do que os aviões que substituem. Como o membro de maior alcance da família, o 787-9 pode voar até 7.635 milhas náuticas (14.140 km) com 290 passageiros, em uma configuração típica de duas classes.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Boeing.
 

Engano na pintura faz 777 da Cathay voar com nome errado!

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias