Primeiro cliente assina carta de intenção para ter o bimotor Islander movido a hidrogênio

Imagem: Cranfield Aerospace Solutions

A Cranfield Aerospace Solutions (CAeS), empresa britânica que desenvolve uma conversão de célula de combustível de hidrogênio para o avião bimotor Britten Norman Islander de 9 lugares, anuncia nesta quinta-feira, 14 de julho, a assinatura da primeira carta de intenção (LoI) de compra de seu projeto.

A interessada é a EVIA AERO, uma empresa focada em fornecer serviços aéreos sub-regionais de zero emissões na Europa. Em conexão com uma colaboração estratégica, as duas partes assinaram uma carta de intenção para dez kits de conversão para o modelo movidos a célula de combustível de hidrogênio.

A decisão é parte da estratégia da EVIA AERO de levar os serviços aéreos alimentados por hidrogênio para o norte da Europa.

A solução final da Cranfield para viagens aéreas livres de emissões está planejada para ser certificada para voos de passageiros até 2025.

Florian Kruse, fundador e CEO da EVIA AERO disse:

“Estamos muito felizes em entrar nesta carta de intenção com a Cranfield Aerospace Solutions para 10 unidades dessa aeronave. Essas aeronaves apoiarão os planos da EVIA AERO de desenvolver aviação sustentável nas costas norte da Alemanha, Holanda e Dinamarca e contribuirão para as preocupações e objetivos ambientais da região.

Ao trabalhar em estreita colaboração com a Cranfield Aerospace Solutions e sua solução de aeronaves a hidrogênio em rápida evolução, combinada com o conhecimento comercial da EVIA AERO dos mercados na Europa, estamos entusiasmados com o futuro e a aplicação desta aeronave para atender à necessidade emergente.”

Paul Hutton, CEO da Cranfield Aerospace Solutions, acrescentou:

“A CAeS tem o prazer de assinar esta LoI com a EVIA AERO. Em um mundo ávido para reduzir suas emissões de carbono e com os custos operacionais reduzidos prometidos por essa nova tecnologia, o voo sem emissões em pequenas aeronaves como o Islander oferece outra solução para viagens sub-regionais.

É um projeto que poderia fazer parte de um sistema de transporte interconectado, um serviço complementar às redes terrestres existentes, servindo aquelas rotas que são mal servidas por estrada ou ferrovia ou estão altamente congestionadas.

Os planos da EVIA AERO representam um exemplo brilhante de como as viagens sub-regionais mudarão com o advento da aviação de emissão zero”.

Informações da Cranfield Aerospace Solutions

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias