Primeiro de 67 Airbus A380 da Emirates inicia processo de modernização de cabine

Airbus A380 – Imagem: Emirates

A Emirates iniciou hoje (1º) seu enorme programa de retrofit de 2 anos com o trabalho começando no primeiro Airbus A380 para uma atualização completa do interior e instalação dos mais recentes assentos Premium Economy da companhia aérea. O projeto ambicioso representa um investimento multibilionário

Após concluir o voo EK-928, do Cairo para Dubai, na última segunda-feira (31), o Airbus A380, matrícula A6-EVM, entrou no Hangar E do Emirates Engineering Center para dar início às obras anteriores à modernização de seu interior, dando assim o pontapé inicial ao ambicioso programa que a companhia realizará nos próximos anos.

Na primeira fase, que vai até 23 de maio de 2024, todos os 67 A380 destinados ao programa de retrofit estarão de volta ao serviço e a Emirates começará a trabalhar em 53 de seus Boeing 777. Em março de 2025, 120 aeronaves adaptadas estarão em serviço.

As melhorias incluem a implementação da Emirates Premium Economy, que envolve a troca de 88 assentos Economy por 56 da nova cabine, além de uma profunda renovação de milhares de elementos em um processo que leva aproximadamente 16 dias por avião.

Conforme detalhado pelo Aviacionline, esses trabalhos envolveram a contratação direta de 190 funcionários, mas o impacto nos 62 fornecedores se traduz em centenas de empregos a mais em toda a cadeia para atender aos 12.600 pedidos de compra emitidos na fase inicial do Programa.

Nos próximos 16 dias, 24 horas por dia, equipes de engenheiros e técnicos vão desmontar todo o interior da cabine do A380 e montá-lo novamente em uma sequência planejada e testada.

Milhares de peças serão desmontadas, substituídas ou receberão um facelift. Até mesmo o famoso Shower Spa da Emirates apresentará novos tons de cores com um motivo de árvore Ghaf pintado à mão”.

Imagem: Emirates

Equipes treinadas implementarão um processo consistente para cada aeronave: uma equipe de engenheiros removerá primeiro os assentos da janela da classe econômica, liberando espaço para outra equipe remover os painéis laterais de dentro da cabine. Esses painéis irão diretamente para uma das três oficinas construídas especificamente para serem laminadas nos mais recentes tons de cores da Emirates”, continuaram.

Além disso, “no andar superior, os assentos da Business Class e First Class serão desmontados e carregados em um caminhão de catering modificado para serem abaixados até o solo, onde outros veículos os levarão para oficinas. Os assentos da Classe Executiva serão repintados e estofados em couro novo, enquanto os assentos da Primeira Classe serão enviados a um especialista no Dubai World Central (DWC) para reforma. Todo o carpete e piso nas cabines da aeronave serão substituídos antes que os assentos reformados sejam reinstalados.

A nova Premium Economy será introduzida no final de março de 2023 em rotas para Nova York, São Francisco, Melbourne, Auckland e Cingapura.

A Emirates tem 116 Airbus A380 em sua frota, dos quais 75 estão ativos hoje. Sua frota de 777 é composta por 9 777-200LRs e 120 777-300ERs. Para novembro, o cronograma enviado ao Cirium revela que a Emirates terá capacidade (ASK) que representará quase 78% dos níveis registrados durante o mesmo mês de 2019, anterior ao início da pandemia.

Por tipo de aeronave, a capacidade (ASK) de sua frota de A380 ainda está 24,4% abaixo, e a de seu B777-300ER -22,4%, enquanto a do B777-200LR cresceu 14,1%.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Ativistas invadem o pátio e vão em direção a um avião...

0
Um protesto de ativistas do grupo "No CPR" atrasou a partida de um voo da Royal Air Maroc no aeroporto de Milão, em 20 de março.