Início Empresas Aéreas

Primeiro hidroavião elétrico do mundo completa com sucesso o primeiro voo de teste

DHC-2 da Harbour Air Seaplanes – Imagem: Harbour Air Seaplanes

Em mais um passo rumo à descarbonização, a companhia aérea canadense Harbour Air Seaplanes, que opera uma frota de hidroaviões, concluiu com sucesso o primeiro voo de teste ponto a ponto totalmente elétrico. O ePlane da empresa, um de Havilland Canada DHC-2 Beaver, adaptado em 2019 para operar totalmente alimentado por fontes elétricas, percorreu uma distância de 72 quilômetros em 24 minutos. 

O voo concluiu um novo marco no caminho para a comercialização de voos elétricos regulares. A aeronave decolou do terminal localizado no Rio Fraser, próximo ao Aeroporto Internacional de Vancouver, às 8h12, horário local. Aterrissou em Pat Bay, perto do Aeroporto Internacional de Victoria, que serve a capital da Colúmbia Britânica, às 8h36.

Como noticia o site Aviacionline, a aeronave permaneceu em Victoria para apoiar a parceria da Harbour Air com o British Columbia Aviation Museum, que sediou um evento no último sábado, 20 de agosto.

Tenho o prazer de informar que este voo histórico de ePlane foi exatamente como planejado”, disse Kory Paul, vice-presidente de operações de voo da Harbour Air e um dos pilotos de teste da empresa. “Nossa equipe, assim como a magniX e a Transport Canada, estão sempre monitorando de perto o desempenho da aeronave”, disse ele. Por fim, garantiu que a operação demonstrou “a segurança e confiabilidade” do projeto.

Caminho para a eletrificação

No início de 2019, a Harbour Air firmou uma nova parceria com a magniX, empresa sediada no estado de Washington que desenvolve e fabrica motores elétricos para aeronaves. O objetivo declarado de ambos era tornar realidade a primeira companhia aérea comercial do mundo a operar voos sem combustível fóssil.

Em menos de dez meses, a equipe técnica do projeto converteu o motor original do De Havilland Canada DHC-2 Beaver em um motor totalmente elétrico de 750 cavalos de potência. Em 10 de dezembro daquele ano, o ePlane  decolou pela primeira vez movido a eletricidade.

O avião está agora em processo de certificação junto às autoridades regulatórias canadenses e dos EUA. A empresa informou que, se cumpridos os prazos estipulados, poderá começar a operar em 2023.

As características da operação da Harbour Air podem significar uma posição relevante para liderar a transição para os serviços aéreos elétricos. O tamanho das aeronaves em sua frota e a curta duração média de suas rotas (muitas delas não chegam a meia hora) facilitam a implementação das tecnologias atualmente disponíveis para a eletrificação de veículos aéreos.

Leia mais:

Sair da versão mobile