Primeiro Il-96-400M com motores russos foi montado e será usado como laboratório voador

Foto ilustrativa – Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A decisão sobre a produção em massa da versão atualizada da aeronave quadrimotor de longo curso Il-96-400M ainda está pendente e apenas será tomada após testes de certificação, no entanto, o primeiro exemplar já tem um uso definido, segundo relatou a agência de notícias russa TASS. 

A primeira aeronave foi montada e será usada como laboratório de voo para testar soluções técnicas para aeronaves de fuselagem larga de longo curso. Sistemas modernizados estão sendo testados nele, incluindo um promissor complexo doméstico de equipamentos de voo e navegação. O motor também é russo – PS-90A. Até o final do ano, está previsto para ir ao ar. Com base nos resultados dos testes de certificação, será tomada uma decisão sobre a produção em massa”, disse a fonte à TASS.

A aeronave Il-96 foi projetada no Ilyushin Design Bureau no final de 1980. Agora, é produzido em série limitada em Voronezh desde 1993 e usado principalmente para voos governamentais.

Em abril, o chefe da Rostec, Sergei Chemezov, informou que a produção do Il-96-300 não seria massiva. E o chefe da United Aircraft Corporation (parte da Rostec), Yuri Slyusar, especificou que a produção do Il-96-300 está planejada no nível de duas aeronaves por ano. Ele observou que as companhias aéreas têm previsões bastante modestas para a demanda por essa aeronave.

Em janeiro, o Ministério da Indústria e Comércio informou que o Il-96-400M atualizado deve fazer seu primeiro voo antes do final do ano. A aeronave recebeu uma fuselagem alongada em 9 metros, um sistema digital de voo e navegação modernizado. O alcance máximo de voo da aeronave excederá 8 mil quilômetros, o número máximo de assentos de passageiros é de 370. Supõe-se que a aeronave consistirá inteiramente em componentes russos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias