Primeiro KC-390 português chega em base aérea escoltado por caças F-16

Novo KC-390 na Base Aérea de Beja – Imagem: Força Aérea Portuguesa

A Força Aérea Portuguesa (FAP) recebeu no final de semana seu primeiro jato Embraer KC-390 e a chegada da aeronave a terras estrangeiras foi marcada com interceptação de caças sobre a base aérea.

A aeronave decolou, no último sábado (15), da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, seguiu até Recife, em Pernambuco, para escala técnica. Em seguida, decolou para Espargos, Ilha do Sal e por fim, no domingo (16), pousou em Beja.

De matrícula PT-ZKD (msn 39000011), o novo vetor da Força Aérea Portuguesa chegou à Base Aérea N.º 11 (BA11) por volta das 10h53 e foi recebido por dois caças F-16M que, em ala, escoltaram a aeronave até o pouso.

Em breve, acontecerá a fase de integração dos equipamentos OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional, antes de ser entregue definitivamente entregue à Força Aérea. Esta é a primeira de cinco aeronaves adquiridas por Portugal, em contrato assinado em 2019. Além dos jatos, o contrato contempla ainda suporte e serviços e um simulador de voo.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto econômico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Aviação Naval realiza treinamento de emergência em simulador de voo do...

0
Os pilotos realizaram treinamentos de emergências utilizando os simuladores de voo para aeronaves AS350 Esquilo, no CIAvEx, em Taubaté-SP.