Está entregue ao cliente o helicóptero trazido ao Brasil pelo avião Beluga; o 1º do modelo no mundo

O ACH160 em Viracopos – Imagem: Canal Golf Oscar Romeo – Reprodução somente com autorização do canal

A Airbus Helicopters confirmou oficialmente nesta terça-feira, 9 de agosto, que o helicóptero trazido recentemente ao Brasil pelo avião especial Airbus A300-600ST Beluga é o primeiro deste modelo a ser entregue no mundo.

Após ser desembarcado no Brasil no final de julho, o ACH160 foi entregue ao cliente brasileiro na véspera da 17ª edição da Conferência e Exposição Anual de Aviação Executiva da América Latina (LABACE) no aeroporto de Congonhas, São Paulo, evento que se inicia nesta terça-feira. O helicóptero é também o primeiro H160 a voar na América Latina (o ACH160 é uma versão aprimorada do H160).

“Estamos muito orgulhosos de que o primeiro ACH160 do mundo tenha sido entregue aqui no Brasil e esperamos ver sua silhueta distinta e elegante voando pelos céus de São Paulo”, afirmou Jean-Luc Alfonsi, diretor administrativo do centro de clientes brasileiro da Airbus Helicopters, a Helibras.

“A Helibras é líder no segmento de aviação executiva de helicópteros a turbina no Brasil e estamos confiantes de que o ACH160 estabelecerá novos padrões para clientes e operadores que desejam fazer uma escolha diferenciada em termos de segurança, conforto e desempenho”, completou Alfonsi.

Segundo dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), mais de 2.500 aeroportos e 1.300 heliportos no Brasil utilizam serviços de aviação corporativa por meio de jatos, turboélices, aviões a pistão e helicópteros.

O primeiro ACH160 do mundo, sobre São Paulo – Imagem: Airbus Helicopters

“O crescente mercado de aviação geral no Brasil é fundamental para o aumento da produtividade econômica e social, bem como para a manutenção da conectividade aérea do país”, enfatiza Alfonsi.

O ACH160 é o mais recente membro da família ACH e o helicóptero tecnologicamente mais avançado de sua classe. Segundo a Airbus, ele oferece um volume 20% maior por passageiro em comparação com os helicópteros biturbina médios da geração anterior e janelas 35% maiores do que seus concorrentes, resultando na cabine mais iluminada em sua categoria e consumo de combustível 15% menor do que seu concorrente mais próximo.

A família ACH160 é projetada em três versões – Line, Line with Lounge package e Exclusive – para atender as diferentes necessidades desse exigente mercado, com diferentes níveis de customização e sofisticação para melhor se adequar ao estilo de vida de cada cliente. O design do ACH160 possui 68 novas patentes.

As informações anteriores sobre quem é o brasileiro dono do moderno helicóptero, bem como imagens da primeira decolagem do bonito equipamento após chegar ao Brasil, podem ser vistas novamente clicando aqui. Vídeos do ACH160 sendo removido de dentro do Beluga também podem ser revistos clicando aqui.

Com informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Popular nos céus brasileiros, turboélice ATR chegará gratuito no MS Flight...

0
O turboélice regional de maior sucesso da atualidade, o ATR, estará chegando ao Microsoft Flight Simulator em breve, e totalmente gratuito.