Início Indústria Aeronáutica

Primeiro protótipo do SSJ-New terá que decolar com motores “ocidentais”

Sukhoi SSJ100 Superjet. Imagem: Divulgação / Superjet International.

O programa de testes de voo para o avião bimotor SSJ-New, uma nova versão do Sukhoi Superjet que deverá apenas contar com componentes russos, está chegando a um ápice, com a aeronave-protótipo quase pronta para decolar. No entanto, o primeiro exemplar ainda será equipado com motores PowerJet SaM146, que contém componentes ocidentais.

Segundo a empresa Rostec, o objetivo é acelerar o processo seguindo a lógica de obter resultados imediatos com os testes dos demais componentes. Com isso, os primeiros motores Aviadvigatel PD-8, feitos na Rússia, serão colocados no segundo protótipo.

O SSJ-New representa um grande avanço no setor aeronáutico russo, pois possui sistemas e componentes fabricados na Rússia, diminuindo a dependência deste tipo de equipamento de outros países, sobretudo em um momento de sanções ocidentais pós-invasão da Ucrânia.

Vladimir Artyakov, primeiro vice-diretor geral da Rostec, declarou que, “chegamos à linha de chegada da preparação do SSJ-New para seu primeiro voo de teste“, sublinhando que este será realizado logo após as verificações no solo dos equipamentos. Um conselho científico técnico foi convocado para ajudar na elaboração de uma lista de verificações para que o veículo possa ser habilitado a voar.

Após a aprovação do equipamento, o regulador federal de transporte aéreo se tornará responsável pelo programa de certificação, permitindo que o avião passe por processo de produção em série e operação comercial.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile