
A aviação do México iniciou um novo capítulo na última segunda-feira (21), quando às 6h49, horário local, um jato Embraer E190 decolou do Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, sendo a primeira operação comercial do novo aeroporto, o segundo terminal a servir à capital mexicana.
A aeronave, registrada sob a matrícula XA-ACJ, cumpriu o voo AM-890 da AeroMexico para Villahermosa, capital do estado de Tabasco, localizado no sudeste do país.
Conforme relatado em uma coletiva de imprensa realizada no aeroporto, na manhã da última segunda-feira, era esperado que 2.021 passageiros transitassem no terminal naquele mesmo dia. Em 2022, a expectativa é de movimentar 2,4 milhões, conforme reporta o site parceiro Aviacionline.
Despega el primer vuelo comercial del Aeropuerto Internacional #FelipeÁngeles (#AIFA) con destino a Villahermosa, Tabasco 🥲. Es un avión de Aeroméxico ✈️https://t.co/6noDusl5OP pic.twitter.com/rdD82JGxyu
— XEVA TABASCO (@XEVATabasco) March 21, 2022
O Aeroporto Internacional Felipe Ángeles terá capacidade para quase 120 mil operações aéreas e 20 milhões de passageiros por ano. Seu terminal possui 384.000 m² cobertos com 27 pontes de embarque. A área de check-in conta com 100 balcões convencionais e 50 balcões de autoatendimento, além de 20 estações de despacho automático de bagagem.
Além disso, o aeroporto possui duas pistas de 4.500 metros de extensão, separadas por 1.600 metros, permitindo operações simultâneas de pouso e decolagem. A rampa possui 28 posições de estacionamento e 12 remotas. A plataforma de carga possui 11 posições e a plataforma de aeronaves executivas, 26 posições. Além disso, há um setor com capacidade de estacionamento para 28 helicópteros.
“Este trabalho foi feito, apesar dos grupos que têm interesses escusos, e apesar das pessoas que queriam que o país se saísse mal”, disse o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante a entrevista coletiva.
O aeroporto foi a polêmica solução decidida pelo governo do presidente López Obrador para combater a saturação do Aeroporto Internacional da Cidade do México, que envolveu o cancelamento da construção das novas instalações em Texcoco, apesar de já estarem 50% concluídas. O novo aeroporto recém-inaugurado localiza-se em Santa Lucía, partilhando espaço com uma Base Aérea Militar.
Leia mais: