Primeiro voo fretado por associação de haitianos faz trecho Porto Alegre-Porto Príncipe

Avião Airbus A320neo Azul

Depois de termos acompanhado no início do mês alguns voos humanitários da Azul que, segundo a agência NTC Viagens, tinham por objetivo “ajudar passageiros que estão com visto Humanitário e de Reunião Familiar a vir para o Brasil e alguns Haitianos que estão no Brasil que precisam ir ao Haiti”, novas ligações acontecem neste final de semana.

Segundo a Associação de Integração Social (AINTESO), desde a última sexta-feira, 11, até este final de semana, 12 e 13 de dezembro de 2020, a mesma companhia aérea Azul realiza viagens de ida e volta entre as cidades de Porto Alegre (RS), e Porto Príncipe, no Haiti, com parada na cidade de Campinas (SP).

Os voos foram fretados, organizados e vendidos pela AINTESO, que tem o seu conselho diretor composto por haitianos.

James Derson Charles, presidente da Associação explica que o objetivo é organizar mensalmente viagens aéreas para o Haiti a fim de facilitar os fluxos migratórios entre os países, visto que frequentemente os voos comerciais são cancelados.

O fretamento de aviões pela AINTESO também contribui para que dezenas de crianças, que estão há meses sem ver os pais, consigam reunir-se com as suas famílias. Diferentemente de outros voos comerciais, a AINTESO acompanha crianças e adolescentes durante a viagem, garantindo reunião de famílias que não têm dinheiro para pagar acompanhantes para os filhos menores de idade.

Os voos são pagos exclusivamente por passageiros haitianos, sem contar com subsídios de governos, ONGs ou empresas.

Informações da AINTESO

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias