Principais aeroportos bolivianos receberão obras de melhorias nos próximos meses

Em diferentes comunicados oficiais divulgados nos últimos dias, o Ministério de Obras Públicas, Serviços e Habitação da Bolívia informou que o governo do país sul-americano investirá dinheiro para realizar obras de construção, melhoria e manutenção em quatro aeroportos nacionais.

Edgar Montaño, chefe do ministério, destacou que o presidente Luis Arce havia encomendado investimentos em terminais aéreos. O Estado contribuirá com recursos próprios da Navegação Aérea e Aeroportos Bolivianos (NAABOL), informou o site argentino Aviacionline.

Aeroporto de Santa Cruz de la Sierra

Serão realizados serviços de manutenção no aeroporto mais movimentado da Bolívia e uma nova massa asfáltica será colocada no setor de entrada do terminal de passageiros. Segundo o Ministério das Obras Públicas, Serviços e Habitação, “será reparada a camada superficial (pavimento flexível) que apresentar ligeiras fissuras”.

Por outro lado, a NAABOL informou que trabalhará em conjunto com a Boliviana de Aviación para reduzir o tempo de embarque dos passageiros no aeroporto, tanto em voos domésticos como internacionais. “Fazemos isso para otimizar nossos serviços de transporte de passageiros no sistema aéreo”, disse Montaño em entrevista coletiva.

O governante explicou que o espaço de revista da Força Especial de Combate ao Narcotráfico (FELCN) está a ser alargado para que os utentes dos voos internacionais tenham uma melhor experiência. A área terá um total de 450 metros quadrados e os tempos de espera serão reduzidos entre quinze e vinte minutos, garantiu. Além disso, disse que estão a analisar a possibilidade de implementar um novo sistema digital para agilizar os tempos de trabalho na área da migração.

Por outro lado, em breve serão habilitados dois novos espaços, um de 136 metros quadrados no térreo do edifício e outro de 108 metros quadrados no último andar, o que melhorará a circulação dos passageiros. A obra reduzirá o tempo de espera em até uma hora.

Finalmente, e em conformidade com os procedimentos estabelecidos no regulamento aeronáutico boliviano RAB 107, os passageiros em trânsito foram instruídos a entrar diretamente nas salas de pré-embarque em todos os aeroportos de categoria A e B. Após sua aplicação em Santa Cruz, a mesma disposição será implementada nos aeroportos de La Paz e Cochabamba.

Aeroporto Jorge Wilstermann de Cochabamba

Conforme explica Montaño, as obras do aeroporto que atende a cidade localizada na região central da Bolívia e é um dos principais centros de conexão da Boliviana de Aviación contemplam a melhoria do lado ar.

Embora o responsável não tenha especificado entre que datas vão decorrer as obras, adiantou que as mesmas vão decorrer entre as meia noite e cinco horas da manhã. Por esta razão, as operações aéreas não seriam afetadas.

Aeroporto Capitán Oriel Lea Plaza de Tarija

O governo boliviano revelou que serão feitas obras de manutenção na pista de pouso da estação aérea que atende a cidade localizada no sul do país.

Aeroporto Capitán Selin Zeitun López em Riberalta

O ministro Montaño informou que serão realizadas obras de manutenção e melhoria na única pista do aeroporto, duas pistas de taxiamento e na plataforma de aeronaves. “Essas melhorias permitirão que qualquer companhia aérea chegue ao aeroporto”, disse ele. “Faremos isso também com a Boliviana de Aviación, para a qual instruímos a empresa a contratar uma aeronave CRJ para chegar a esses municípios”, concluiu.

As primeiras obras começariam em janeiro de 2023. Além disso, nesse mesmo mês, começariam a ser consolidados investimentos na parte terrestre com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários no terminal de passageiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias