Principais aeroportos do Nordeste superam índices pré-pandemia no primeiro trimestre

Aeroporto Internacional de Maceió – Zumbi dos Palmares – Imagem: Governo de Alagoas

Alguns dos principais pontos de embarque e desembarque de turistas do país e do mundo, os aeroportos de Maceió (AL), Recife (PE) e de Juazeiro do Norte (CE) superaram a movimentação de passageiros do período pré-pandemia.

De acordo com levantamento realizado pelo Ministério do Turismo e divulgado nesta quarta-feira (04.05), os terminais das capitais alagoana e pernambucana registraram, respectivamente, nos três primeiros meses deste ano, índices 12,9% e 3,15% maiores do que o mesmo período de 2020. Já o aeroporto cearense registrou alta de 10,6%.

Ainda de acordo com a pesquisa, outros aeroportos da região Nordeste, como o de Natal (RN), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), estão próximos de ultrapassarem o registrado no primeiro trimestre de 2020. O terminal potiguar, por exemplo, ficou apenas 1,4% abaixo da movimentação de passageiros registrada há dois anos. Já os das capitais baiana e cearense estão a cerca de 8% e 9%, respectivamente, inferiores ao período pré-pandemia.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, destacou a importância que a região tem para o turismo nacional e o que estes números representam para o setor. “São dados que mostram a força e a dedicação do nosso setor em retomar as viagens pelo país, que geram emprego e desenvolvimento para diversas regiões. Além, é claro, de demonstrar o interesse e a procura do brasileiro por viagens, conhecendo ou redescobrindo as belezas naturais da nossa região”, disse.

Estudo realizado pelo Instituto Opinion Box, apontou que entre os 10 destinos mais procurados para o verão, cinco eram nordestinos. Entre os primeiros aparecem Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A lista trouxe ainda Maceió (AL), figurando na 8ª colocação e Natal (RN), logo após. As capitais nordestinas também foram as principais escolhas nos últimos feriados do país, segundo a Booking.com – uma das maiores plataformas de reservas de viagens do país.

Dobro de passageiros

A movimentação de passageiros também vem crescendo nos demais aeroportos do país. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), apontou que mais de 6,4 milhões de pessoas viajaram por meio de voos nacionais no mês de março. O número representa o dobro de viajantes registrado no mesmo período do ano passado e é 16% maior do que no mês anterior, em fevereiro, quando 5,5 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos do país.

Entre os mais movimentados, os terminais de Guarulhos e de Viracopos se destacaram, registrando juntos mais da metade do total: 2,66 milhões e 962,1 mil, respectivamente.

Informações do Ministério do Turismo

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias