Problema de comunicação faz Boeing 787 com passageiros voar 8 horas para ‘lugar nenhum’

Boeing 787-8 da Jetstar Airways – Imagem: Jetstar Airways, CC BY-SA 2.0, via Flickr

Um problema de “falta de comunicação” fez com que uma aeronave de passageiros com destino à Bali, na Indonésia, voasse por oito horas sobre a Austrália e depois pousasse no mesmo lugar de onde havia decolado. O caso ocorreu na última terça-feira (27) em um voo regular da companhia aérea de baixo custo Jetstar Airways, partiu de Melbourne para o destino paradisíaco.

Com cinco horas de atraso, o voo JQ-35, operado pelo Boeing 787-8 de matrícula VH-VKE, partiu de Melbourne às 23h14 locais. A aeronave estava em voo havia cerca de quatro horas e cruzara cinco estados quando, para surpresa dos viajantes, deu meia-volta, poucos minutos após chegar à costa australiana.

Conforme pode ser visto na imagem abaixo, obtida através da plataforma RadarBox de rastreamento de voos, a aeronave chega próximo da costa e retorna novamente para o Aeroporto Tullamarine – Melbourne, onde o pouso ocorreu na manhã desta quarta-feira (28), após quase 8 horas de voo.

Imagem: RadarBox

Falha na comunicação

Um porta-voz da Jetstar disse que a companhia aérea mudou a aeronave – de um Airbus A321 para um Boeing 787 – para transportar mais passageiros durante a movimentada temporada de férias, mas “devido a uma falha de comunicação, a troca de aeronaves não foi aprovada pelo regulador local na Indonésia. Assim que ficamos sabendo, o voo voltou para Melbourne e remarcamos os passageiros em um voo ainda hoje”.

O site The Age viu a confirmação de reserva de um turista feita oito meses atrás, que listava a aeronave como um Boeing 787. A companhia aérea, no entanto, disse que o voo foi rebaixado para uma aeronave menor por razões operacionais, mas depois voltou para o 787 maior para atender à demanda, criando a falha de comunicação.

Todos os passageiros foram acomodados em hotéis e receberam os cuidados da companhia aérea, embora o grande descontentamento pelo dia perdido. No momento da escrita desta matéria, o voo JQ-35 havia decolado novamente de Melbourne, rumo a Bali, desta vez com o Airbus A321 registrado com a matrícula VH-OFE.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias