Início Acidentes e Incidentes

Problema em avião da Azul leva pilotos a desviarem para outro aeroporto

Embraer E195 da Azul Linhas Aéreas, semelhante ao envolvido a ocorrência

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, que realizava um voo de passageiros, teve problemas técnicos em um de seus motores, fazendo com que os pilotos precisassem alternar o aeroporto. O incidente foi reportado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA.

A ocorrência aconteceu com o Embraer E195 registrado sob a matrícula PR-AXZ, que deveria realizar o voo AD-4311, do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, no último dia 10 de abril.

Conforme informações apresentadas ao CENIPA e também dados da plataforma RadarBox de rastreio online de voos, o incidente ocorreu depois que a aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont às 19h07 locais, com 102 passageiros e 5 tripulantes.

Ao iniciar a fase de subida, o E195 apresentou mensagem de baixa pressão do óleo no motor #2 (asa direita). Diante da anormalidade, os pilotos iniciaram os procedimentos previstos nos manuais e checklist da fabricante do avião e optaram por retornar para a cidade de origem, no entanto, no Aeroporto Internacional do Galeão.

Após realizarem algumas órbitas (trajetórias circulares de espera em voo), os pilotos pousaram no aeroporto em segurança e sem novas intercorrências, com cerca de uma hora de voo desde a decolagem.

Trajetória aproximada da aeronave no voo do incidente – Imagem: RadarBox

A aeronave permaneceu em solo até o dia 14 de abril e realizou um voo para Campinas, principal base da companhia, no interior de São Paulo.

Leia mais:

Sair da versão mobile