Início Mercado

Programa de bolsas de estudo para mulheres na manutenção aeronáutica é anunciado pela ALTA na Costa Rica

Imagem gerada por IA

A Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) anuncia hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o lançamento do Programa de Bolsas de Estudo “Girls with Goals”.

A associação explica que o objetivo é promover o desenvolvimento de mulheres no setor de manutenção aeronáutica, facilitando seu acesso a programas educacionais, orientação para enriquecer sua experiência e as certificações necessárias para iniciar uma carreira profissional.

O programa é resultado do trabalho voluntário e comprometido de um grupo de executivos da aviação. Esse grupo foi formado durante a Conferência ALTA CCMA & MRO 2023 e sua missão é executar ações que contribuam para um setor mais diversificado e inclusivo, estimulando o interesse de jovens mulheres pela manutenção aeronáutica e apoiando sua formação acadêmica e profissional.

Nessa fase inicial, o “Girls with Goals” concederá bolsas de estudo a mulheres que estejam cursando o programa de Técnico de Manutenção Aeronáutica no Instituto de Formação Aeronáutica (IFA) da Costa Rica, uma organização de alto nível acadêmico que é membro do Centro Educacional da ALTA, com bases em Heredia e Alajuela.

As alunas, além de receberem apoio financeiro, terão a oportunidade de interagir com executivos experientes de empresas reconhecidas mundialmente.

Jorge Valverde, gerente geral adjunto da ALTA, comenta o seguinte:

“Ao longo dos anos, temos visto uma busca progressiva das mulheres em se especializarem como técnicas de manutenção de aeronaves, mas ainda temos um espaço muito importante para crescimento.

Iniciativas como essa são fundamentais para inspirar mais mulheres jovens interessadas em desenvolver uma carreira técnica na aviação a acreditar que isso é possível, que elas têm o apoio de organizações internacionais e que há oportunidades para elas no setor de aviação.

Estamos muito empolgados em participar desse programa que beneficiará, incentivará e motivará muito as jovens da Costa Rica e agradecemos à ALTA e a todas as empresas participantes por nos escolherem como parceiro educacional para o lançamento dessas bolsas de estudo”.

Os números, que mostram a pouca inserção de mulheres no setor, foram um incentivo para o projeto. A última pesquisa global da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI / ICAO) sobre a situação profissional da aviação por gênero revela que a participação de mulheres que trabalham como pilotos, controladores de tráfego aéreo e técnicos de manutenção aumentou em todo o mundo, de 4,5% em 2016 para 4,9% em 2021.

Por sua vez, segundo um estudo da Boeing, a América Latina e o Caribe precisarão de 41.000 novos técnicos aeronáuticos nos próximos 20 anos. Esse dado não representa apenas um desafio em termos de educação e atração de talentos para o setor de aviação na região, mas também uma oportunidade para que esses novos talentos sejam homens e mulheres que possam contribuir da melhor forma possível para tornar o setor cada vez mais sustentável, eficiente e inclusivo.

José Ricardo Botelho, Diretor Executivo e CEO da ALTA, menciona que os números apresentados pela OACI são animadores, mas a participação das mulheres ainda é baixa e pode crescer em um ritmo mais acelerado.

“A inclusão de mulheres técnicas na aviação é fundamental para o crescimento e a sustentabilidade da aviação. A criação de um grupo de trabalho dedicado a atrair e treinar talentos femininos é uma ação concreta que nos permitirá avançar nessa direção.

O programa de bolsas de estudo é um passo significativo em direção a uma maior equidade e diversidade em um setor que está convencido da importância de aumentar a participação das mulheres em cargos importantes.

Como Diretor Executivo e CEO da ALTA, estou convencido de que juntos podemos transformar nosso setor e criar oportunidades significativas para as mulheres na aviação”.

O grupo de trabalho tem quatro subgrupos: avaliação de candidatos, comunicações, patrocínios e relações educacionais, que estão abertos à participação de profissionais interessados em unir esforços nessa missão.

“Temos um grupo incrível e muito comprometido, mas queremos ir muito mais longe, por isso, por ocasião da ALTA CCMA & MRO Conference 2024, abriremos um patrocínio para que as empresas de todo o ecossistema da aviação interessadas em apoiar essa missão possam fazer suas contribuições e, assim, impactar mais jovens na região”, acrescenta Santiago Valencia, diretor de manutenção e compras técnicas da ALTA.

A conferência do ano passado apresentou o estudo da International Aviation Womens Association (IAWA) e da Oliver Wyman denominado “Takeoff to Leadership: Advancing Women in Aviation”, que pesquisou 450 executivos seniores e descobriu que apenas 3% dos CEOs das 100 maiores companhias aéreas do mundo são mulheres.

O estudo também mencionou que o setor de aviação não pode ser sustentável se mais de 50% da população não o vê como uma carreira viável para as mulheres, lembra Santiago, que está animado para trabalhar na inclusão das mulheres no setor na região.

A aviação desempenha um papel fundamental em nossa sociedade, e sua importância vai além do transporte seguro e eficiente de milhões de pessoas, mesmo para locais remotos. Ela também é uma fonte crucial de oportunidades econômicas e empregos, gerando um impacto significativo em diversas comunidades e economias. Nesse sentido, o setor aéreo tem um compromisso fundamental com a promoção de um maior equilíbrio nas oportunidades disponíveis para as mulheres da região.

Botelho finaliza acrescentando o seguinte:

“Ao abrir as portas para mais mulheres em cargos técnicos e de liderança na aviação, não estamos apenas promovendo a diversidade e a inclusão, mas também fortalecendo nosso setor para o futuro. Essa iniciativa não só beneficia as mulheres envolvidas, mas também enriquece o setor, permitindo um crescimento sustentável e uma maior representação em todos os níveis. Em última análise, ao trabalharmos juntos para promover uma cultura de igualdade de gênero na aviação, estamos construindo um futuro mais inclusivo e próspero para todos”.

Informações da ALTA

Sair da versão mobile