Projeto chinês Prosperity I avança rumo à Europa ao agregar ex-gerente da Airbus

Concepção gráfica do eVTOL Prosperity I – Imagem: AutoFlight

A AutoFlight informa hoje, 18 de janeiro, que continua sua expansão global ao estabelece sua primeira equipa na Europa: um grupo liderado pelo ex-gerente da Airbus, Mark R. Henning, está agora se instalando no aeroporto de Augsburg, na Alemanha.

A primeira tarefa da equipe é obter a certificação da Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA) para o táxi voador ‘Prosperity I’, uma aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais (eVTOL – electrical Vertical Take-Off and Landing) com alcance de aproximadamente 250 quilômetros.

Segundo a empresa, o modelo pode acomodar confortavelmente até três passageiros, além do piloto. O programa de certificação para este equipamento terá início este ano, com conclusão prevista para 2025.

Uma equipe dedicada e crescente trabalhará no centro de P&D e certificação em Augsburg. A AutoFlight planeja estabelecer locais adicionais para voos de teste e demonstração em toda a Europa. A ‘Prosperity I’ é a primeira aeronave tripulada da empresa. Anteriormente, o foco da empresa era em drones de carga não tripulados.

“Tenho o prazer de compartilhar que Mark Henning está se juntando à AutoFlight na Europa para construir nosso táxi aéreo ‘Prosperity I’ de acordo com os padrões de segurança da EASA”, disse Tian Yu, fundador, presidente e CEO da empresa.

Mark Henning assume o cargo de diretor administrativo da AutoFlight Europe. O engenheiro aeronáutico, graduado pela Universidade Técnica de Munique, trabalha na indústria da aviação há 26 anos. Iniciou sua carreira na DASA e ocupou cargos de liderança na EADS e na Eurocopter. Também foi Gerente de Negócios Governamentais na divisão de helicópteros da Airbus e chefe do produto EC135, e ocupou cargos em gerenciamento de programas, estratégia, produção e desenvolvimento.

Mark R. Henning – Imagem: AutoFlight

A AutoFlight é uma das primeiras empresas de tecnologia da China a fabricar aeronaves eVTOL autônomas, incluindo para logística de grande carga útil e veículos aéreos não tripulados autônomos (UAVs).

Seus projetos já completaram mais de 10.000 decolagens e pousos, incluindo em condições climáticas adversas. A empresa afirma que está agora pronta para construir seu veículo de transporte de pessoas ‘Prosperity I’ e mostrará o progresso feito em seus testes de transição de voo vertical para horizontal em algumas semanas.

A AutoFlight está sediada em Xangai, com um centro de pesquisa de sistemas de controle de voo na Alemanha e uma fábrica de materiais compósitos na província de Jining/Shandong.

Em 2021, a holding tecnológica europeia Team Global, com sede em Berlim, na Alemanha, investiu 100 milhões de dólares americanos na AutoFlight. Seu fundador e CEO, Lukasz Gadowski, é membro do conselho da empresa.

Informações da AutoFlight

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias