Início Aeroportos

Projeto de acesso ao aeroporto de Porto União, em Santa Catarina, é entregue ao governador

Aeroporto de Porto União – Imagem: Google Earth

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina informa que o governador Jorginho Mello recebeu do prefeito do município de Porto União, Eliseu Mibach, o projeto executivo para o asfaltamento do acesso ao aeroporto “Maria Magalhães”, trecho de 7,5 quilômetros.

O projeto do contorno rodoviário da cidade também foi tema da reunião, que ocorreu na segunda-feira, 22 de maio, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

O projeto da pavimentação do acesso custou R$ 500 mil e foi doado pelo município ao governo catarinense, que pode licitar a obra ou realizar um convênio com o município destinando recursos para sua execução. A pavimentação do acesso está orçada em R$ 35 milhões.

“O prefeito reuniu uma comitiva de peso. Mostramos a importância dessas ações para o município e para explicar os detalhes dessa obra. O aeroporto tem uma excelente infraestrutura, com iluminação para operações noturnas. A pavimentação trará ganhos importantes à cidade”, frisou o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que participou da entrega.

Segundo dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Aeroporto Maria Magalhães, identificado pelo código SNLV, é um aeródromo privado com uma pista de cabeceiras 12 e 30, asfaltada e com 895 metros de comprimento por 18 de largura.

O ato foi acompanhado por empresários do município, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Neilor Grabovski, pelo vereador Paulo Kovalski e pelos deputados federais Valdir Cobalchini (MDB) e Daniel Freitas (PL).

Tanto o projeto do contorno rodoviário como a pavimentação do acesso ao aeroporto foram compromissos assumidos pelo governo anterior, de Carlos Moisés. Inclusive, a obra de pavimentação ao aeroporto estava contemplada no Plano Mil, que foi paralisado em dezembro de 2022 e está em análise pelo atual governo.

“São demandas que foram pactuadas com o governo. Vários municípios licitaram obras ou contrataram projetos com essa segurança. Acreditamos na sensibilidade do governador. São investimentos prioritários para o desenvolvimento regional”, argumenta Dr. Vicente.

Sair da versão mobile