Projeto de ex-comissário de voo visa a criar escola da “Astronautas Análogos” no Brasil

Imagem meramente ilustrativa – Fonte: PIRO4D on Pixabay / CC0, via Wikimedia Commons

Um ex-comissário de voo de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, está iniciando um projeto para criar a primeira escola de formação de “Astronautas Análogos” do Brasil, voltada a difundir conhecimentos aeroespaciais a crianças e jovens.

Astronauta Análogo é um indivíduo que decidiu desempenhar o papel de astronauta durante uma simulação de missão espacial feita na Terra, a chamada Missão Análoga. Dependendo do estudo e do ambiente, um requisito diferente pode ser aplicado para um candidato.

Elbert N. dos Santos, de 39 anos, que encabeça o projeto batizado de Space Experiences, será o primeiro aeronauta civil brasileiro a se tornar Astronauta Análogo, conforme explicou em conversa com o AEROIN.

Junto à sua equipe do projeto, foi aprovado a integrar oficialmente a missão “123 Adamah”, que em hebraico significa “terra vermelha”, referente ao habitat simulado do planeta Marte em estrutura sediada no município de Caiçara do Rio, no Rio Grande do Norte. Lá, realizará um treinamento simulando a vivência no “planeta vermelho”.

O Habitat Marte é uma estação que simula Marte na Terra, tendo sido criada em dezembro de 2017 no sertão do RN, inspirada na estação espacial norte-americana Mars Desert Research Station (MDRS), coordenada pela Mars Society.

Como Aspirante a Astronauta Análogo na missão, Elbert aprenderá o funcionamento de um habitat autossustentável no sertão, com aplicações análogas a Marte envolvendo: saneamento inteligente, agricultura indoor, energia solar, protocolos na área espacial, rotinas de estação espacial, desenvolvimento de equipes, tecnologia e inovações, pesquisa sobre o ambiente físico, rotinas fora da estação e experiências em “lava cave”.

Desde criança apaixonado por aviação e espaço, Elbert dos Santos ingressou com 17 anos no aeroclube de São José do Rio Preto para fazer o curso de Piloto Privado. Aos 19 anos, fez o curso de comissário de voo e entrou na Gol em 2006, tirando a CHT de 737-300, -700 e -800NG.

Tornou-se instrutor e coordenador de escola de aviação, ministrou matérias de Segurança de Voo, CRM, Emergência a Bordo e CGA. Sempre participando de cursos e seminários na área de segurança de voo, conta hoje com mais de 20 certificados entre aviação civil e aeroespacial, e sempre viu quão difícil era apresentar o programa espacial, tanto americano, quanto brasileiro, já que a nossa educação no país não ensina sobre o espaço em aulas de ciências.

“É por isso que vi uma oportunidade de trazer o mesmo projeto americano chamado ATX ASTRONAUT TRAINING EXPERIENCIE da NASA para o Brasil, montando a primeira escola de astronáutica com imersão em Aviação Civil para jovens de 12 a 18 anos, chamada Space Experiences”, explica o ex-comissário de bordo.

Com a atual era espacial, de SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic, entre outras, e com a breve volta à Lua e a cobiçada chegada humana futura a Marte, através do programa espacial Artemis da NASA, os treinamentos na Terra já começaram para simular a vida dos astronautas análogos em ambiente como o da Lua e de Marte.

Na missão “123 Adamah” no RN, a equipe da Space Experience irá participar de treinamentos semelhantes aos recebidos por astronautas e realizar atividades análogas às atividades das missões espaciais, experimentando, aqui na Terra, alguns daqueles desafios que os astronautas deverão enfrentar quando desembarcarem no planeta vermelho.

Depois, com essa experiência, a escola Space Experience proporcionará aos jovens conhecer como é o treinamento de astronauta com imersão em aviação, além de conhecer também o programa espacial brasileiro e americano, tendo a oportunidade de descobrirem suas vocações para aviação, engenharia, astronomia ou tornarem-se astronautas análogos da nova era espacial.

A escola, que está em fase de projeto, também busca parceiros e investidores para este foco em educação espacial, que pretende ter como matérias: Robótica, Astronomia, Aviação, Metaverso, Treinamento Prático de Astronauta, Simulador de Voo de Avião e de Cápsulas Espaciais, Mergulho, entre outras.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Manaus será o local da primeira edição de 2024 da Semana Safety da...

0
Nesta edição, a programação está voltada para as especificidades das operações na Região Norte do país, a responsabilidade dos profissionais