Início Aviação Militar

Protesto pró-Palestina toma conta de show aéreo no Canadá e atrapalha diversão de famílias

Foto: Royal Air Force

Famílias canadenses estão tendo seu final de semana de lazer interrompido por protestos de grupos pró-Palestina e pró-Hamas no Canadá, durante um show aéreo. A mais antiga e tradicional celebração aeronáutica do país, o Canadian International Air Show, completa este ano 75 anos, e para isso foi preparada uma grande festa às margens do Lago Ontário, ao lado da fronteira com os EUA.

Dentre as apresentações previstas estão as esquadrilhas locais Snowbirds e CF-18 Demo Team (que já se apresentou no Brasil anos atrás), além dos britânicos dos Red Arrows e os americanos do F-22 Raptor Demo Team.

Por ser na beira de um lago, várias partes são abertas ao público em geral, enquanto os locais com os melhores pontos de visualização do show são cobrados à parte.

E enquanto famílias canadenses aproveitavam o final de semana de show e celebração aeronáutica, alguns grupos ativistas decidiram atrapalhar e fazer um protesto com muito barulho à beira do lago.

Ativistas foram até o gramado onde pessoas acompanhavam o show e começaram a usar megafones para pedir o fim da guerra entre Israel e o grupo terrorista palestino Hamas. Uma boa parte do protesto era feita apenas por pessoas que tentavam angariar apoio para a causa, enquanto outras gritavam que tinham vergonha das famílias que estavam ali assistindo à apresentação dos aviões, gerando constrangimento contra o público local:

Já outras pessoas pediam o cancelamento do show aéreo, tentando criar uma ligação inexistente entre a Real Força Aérea Canadense e as forças militares de Israel.

Apesar do claro incômodo causado pelo som e pedidos, as pessoas presentes para assistir ao show aéreo ignoraram o protesto e continuaram a observar as acrobacias no céu:

A boa notícia é que, a partir do YouTube é possível assistir ao Canadian International Air Show sem o ruído causado pelos protestos. A transmissão começa às 12h45 no horário de Brasília, e 11h45 no horário de Toronto:

Sair da versão mobile