Protótipo da aeronave VX4, que a Gol pretende usar no Brasil, recebe o sistema de conexões elétricas

Protótipo do VX4 sendo construído – Imagem: Vertical Aerospace

A GKN Aerospace informa que atingiu um marco importante em sua parceria com a Vertical Aerospace ao entregar o sistema de interconexão de fiação elétrica (EWIS) e sua experiência em integração para o primeiro protótipo de voo da aeronave elétrica VX4.

A montagem da estrutura da aeronave eVTOL (elétrica de pouso e decolagem na vertical) e a instalação do EWIS foram concluídas no novíssimo Centro de Tecnologia Global da GKN Aerospace em Bristol, Inglaterra, integrando várias peças entregues pela cadeia de suprimentos global da GKN.

A GKN Aerospace e a Vertical anunciaram sua parceria em setembro de 2021. Desde então, o rápido design, fabricação e entrega do EWIS demonstrou a capacidade da GKN de oferecer suporte à produção de aeronaves elétricas.

O próximo passo na colaboração estratégica entre a GKN e a Vertical será a fabricação e integração do EWIS para a aeronave certificável. As atividades de design e desenvolvimento já começaram e estão progredindo, pois o VX4 da Vertical está visando a entrada em serviço em 2025.

Michael Cervenka, presidente da Vertical disse: “Construir o VX4 requer grande experiência e um espírito pioneiro. Nossa parceria com a GKN Aerospace, que está fornecendo as aeroestruturas e sistemas EWIS no VX4, está acelerando nosso desenvolvimento e significando um grande progresso para a aviação elétrica como um todo.”

John Pritchard Presidente Civil Airframe, GKN Aerospace disse: “Este é um momento de avanço em nosso passo para a criação de um futuro sustentável de voo. Empresas como a Vertical são um divisor de águas para o nosso setor e estão tornando as viagens de emissão zero uma realidade hoje.”

A empresa aérea brasileira GOL Linhas Aéreas tem intenção de operar 250 unidades da aeronave VX4. Mais detalhes podem ser conferidos nos títulos abaixo.

Informações da Vertical Aerospace

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias