Protótipo do Airbus A321 XLR aparece com motores colocados; data do voo se aproxima

O primeiro exemplar de uma aeronave Airbus A321neo XLR está quase totalmente montado. O protótipo, que começou a ser montado no final do ano passado e tem o msn 11.000, foi visto nesta terça-feira (12) já com os motores instalados.

A primeira foto foi registrada pelo alemão Tobias Gudat (abaixo, esperar pelo carregamento) e compartilhada em seu perfil no Twitter.

O lançamento do Airbus A321neoXLR, em junho de 2019, está entre os três assuntos mais importantes da aviação nos últimos anos. Imediatamente após seu lançamento, esta versão de longo alcance da família A320 se mostrou muito popular, assegurando grandes pedidos logo nos primeiros meses.

Quase três anos depois, ele está se preparando para o primeiro voo, que deve ser em breve. Por enquanto, a primeira decolagem do promissor jato deve ocorrer no dia 24 de maio de 2022, saindo de Hamburgo. O primeiro exemplar do modelo, .

O que é XLR?

Esse foi um acrônimo criado pela Airbus para designar o que ela chama de eXtra Long Range (ou alcance extra-longo). Desta forma, o A321XLR é a variante de alcance aumentado da família A320neo. A família neo (nova opção de motor) foi lançada em 2010 e projetada para ser 15 a 20% mais econômica em consumo de combustível do que as aeronaves da família anterior.

Quanto ao maior membro da família, o A321, a Airbus lançou a primeira variante de longo alcance, o A321LR, em 2015, o qual portava tanques de combustível auxiliares, resultando num alcance de 930 quilômetros a mais do que a versão tradicional – total de 7.400 km de autonomia.

Com o sucesso do bimotor, a Airbus avançou ainda mais com o projeto e, em janeiro de 2018, anunciou ao mercado que criaria um avião capaz de ir ainda mais longe. Então, nasceu o projeto do A321XLR, com alcance de 8.700 quilômetros. Basicamente, ele usa as mesmas asas e motores do A321LR, mas é equipado com tanques de combustível adicionais e trem de pouso reforçado para aumentar o peso.

Alternativa ideal

Com capacidade para levar entre 180 e 220 pessoas, numa configuração de duas classes, ou até mais de 240 em uma classe, o A321XLR torna-se a alternativa perfeita para rotas de médio ou longo alcance com uma demanda mediana de passageiros.

Ele também não tem um concorrente direto. Dentre os modelos fabricados pela Boeing, aquele que mais se aproxima do A321 seria o 757, mas que não é mais fabricado e os atuais estão ganhando idade e deverão ser substituídos. Além dele, nessa faixa de assentos e alcance, o A321XLR reina sozinho, nesse momento, sendo o “terror da Boeing”, que não consegue competir nesse terreno.

Essas características dão às empresas aéreas a flexibilidade para voar em rotas de médio ou longo curso, mas potencialmente para aeroportos menores (com menor demanda ou falta de infraestrutura para lidar com aeronaves de grande porte)

Uma enxurrada de pedidos

Desde que foi lançado, durante o Paris Airshow desse ano, a quantidade de pedidos tem surpreendido. Também é importante destacar que suas entregas devem começar apenas em 2023 e a empresa libanesa Middle East Airlines (MEA) já se colocou à frente como cliente de lançamento do modelo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Embraer abre 200 vagas para seu programa de estágio, com início...

0
Estágios nas mais diversas áreas do conhecimento, como administração, engenharia e tecnologia da informação, são oferecidos a estudantes dos