Protótipo do Airbus A321 XLR voa para outro lugar, onde serão feitos mais testes em voo

O primeiro protótipo do revolucionário Airbus A321 XLR decolou nesta semana para fazer história como o avião de um corredor capaz de voar mais longe. Aquele voo de pouco mais de quatro horas de 15 de junho foi apenas o pontapé-inicial de um processo de certificação que ainda levará muitos meses e terá algumas milhares de horas de testes adiante.

Apesar de ter sido produzido em Hamburgo, a próxima etapa dos testes ocorrerá a partir de Toulouse, a principal fábrica da Airbus. Portanto, na sexta-feira (17), a fabricante europeia trasladou o jato entre suas bases. Como mostra o perfil do voo, disponível na plataforma de rastreamento FlightRadar24, o jato de marcas F-WXLR voou na proa de Paris para, depois, curvar à esquerda no sentido de Toulouse. O voo durou uma hora e 57 minutos.

Ao todo, serão três os protótipos do A321 XLR voando na campanha de testes da Airbus, visando a verificar todos os parâmetros de voo e testá-los contra o que estava especificado em projeto. Isso levará o modelo rumo à certificação e à entrada em produção, esperada para 2024.

O A321 XLR é um modelo único, capaz de levar até 250 passageiros por quase nove mil quilômetros, viabilizando rotas têm demanda para voos diretos, mas que não poderiam ser operadas por jatos de maior porte – por vários motivos, como o fato das cidades não comportarem aviões maiores ou a própria quantidade de passageiros não justificar uma aeronave widebody.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Se a empresa aérea voar com aviões mais modernos em Congonhas,...

0
A Aena lançou um inédito programa de incentivo a voos mais sustentáveis no Aeroporto de Congonhas, beneficiando o meio ambiente