
A United Aircraft realizou o primeiro voo de seu mais recente protótipo da fuselagem do bimotor turboélice Ilyushin Il-114-300, aumentando a frota de testes para três aeronaves.
A decolagem ocorreu em 31 de março, com três membros da tripulação a bordo, e durou 30 minutos. Durante o voo, a tripulação testou a manobrabilidade do Il-114-300, identificado como número de série 54116, bem como a operação estável de seus sistemas.
Como parte do exercício, o terceiro protótipo voou em formação com o segundo protótipo, que estava realizando seu centésimo voo, sobrevoando a pista a uma altura de 100 metros.
O segundo protótipo tem passado por testes de certificação e já acumulou mais de 280 horas de voo. Daniil Brenerman, diretor-geral da divisão Ilyushin da United Aircraft, declarou que a aeronave realiza voos “quase diariamente”.
Ele acrescentou que a inclusão do terceiro protótipo permitirá à equipe concluir a quantidade necessária de testes e certificar a aeronave dentro do prazo estabelecido. “O fornecimento de aeronaves da série para os operadores começará no próximo ano, em estrita conformidade com as obrigações contratuais”, afirmou.
A United Aircraft está desenvolvendo o Il-114-300 como uma versão modernizada do original Il-114, visando atender à crescente demanda por conectividade no transporte regional. O programa de atualização do turboélice e a retomada da produção em série são apoiados pelo ministério da indústria e comércio da Rússia.
A aeronave de 68 assentos é movida pelos motores Klimov TV7-117ST-01 e apresenta uma nova hélice, além de uma potência de decolagem aumentada. Ela também utiliza uma proporção maior de materiais compostos e um sistema de voo e navegação digital. Segundo a United Aircraft, “quase todos os principais sistemas foram aprimorados na aeronave, com atenção especial dedicada à melhoria da ergonomia da cabine”.
Vsevolod Eliseev, diretor-geral da Klimov, destacou que a propulsão demonstrou “desempenho excelente” durante os voos de certificação. “É necessário demonstrar que o TV7-117ST-01 opera de forma confiável”, disse. “O motor está certificado, sua produção foi dominada tecnologicamente, e existem todas as capacidades necessárias para a produção em série.”
O primeiro voo do terceiro protótipo comemorou o aniversário do nascimento do designer de aeronaves Sergei Ilyushin, em 1894, destacando a importância histórica e o legado da aeronáutica russa.