Próxima apresentação da Esquadrilha da Fumaça é neste domingo no Norte de SP

A cidade de Ribeirão Preto, no Norte do estado de São Paulo, receberá a próxima demonstração da Esquadrilha da Fumaça, neste domingo, 31 de julho, às 13h30, no Parque das Oliveiras, onde há o monumento ao Cristo Redentor.

Esta será a 18ª apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), da Força Aérea Brasileira (FAB), na cidade.

Ao longo da história da Fumaça, que este ano completa 70 anos de apresentações no Brasil e no mundo, a Esquadrilha teve uma breve pausa em suas apresentações no final dos anos 1970 e retornou oficialmente em 10 de julho de 1980 durante a cerimônia de entrega de Espadins aos Cadetes, na Academia da Força Aérea (AFA).

Os aviões usados naquele momento eram os T-25 Universal, também chamados de Cometa Branco. Após 55 demonstrações, os “Tangões” passaram a incorporar a famosa Fumaça e, em 21 de outubro de 1982, era criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha da Fumaça.

E a primeira apresentação realizada na cidade de Ribeirão Preto, localizada a cerca de 100 quilômetros de Pirassununga (SP) – onde fica sediada a AFA e consequentemente o EDA – aconteceu com esta equipe que retornou com as atividades da Esquadrilha da Fumaça, no dia 17 de outubro de 1981.

De lá pra cá, a Fumaça já se apresentou 17 vezes e os moradores locais e da região tiveram o privilégio de assistir três gerações de aviões – T-25 Universal, T-27 Tucano e os A-29 Super Tucano.

“É sempre um prazer retornar a Ribeirão Preto. Por ser uma cidade grande e muito próxima à Pirassununga, teve o privilégio de receber a Fumaça muitas vezes. Para mim, cidadão ribeirão-pretano, nascido e criado na cidade, é uma satisfação à parte. Sou muito grato por este momento, por representar em um mesmo dia a Esquadrilha da Fumaça, a minha cidade e a nossa Força Aérea. Além de contribuir com essa história de tantas demonstrações e de diferentes gerações de “fumaceiros” se apresentando”, comenta o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número #6 da Esquadrilha da Fumaça, que estará fazendo a locução do evento, enquanto os aviões dão show no céu.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

Acompanhe a rotina da Fumaça nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Flickr.

Informações da Esquadrilha da Fumaça

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.