Próxima edição do Segurança em Foco vai ser em Fortaleza, de 28 a 30 de junho

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) realizará, nos dias 28 a 30 de junho, o Segurança em Foco – Edição Fortaleza. Esse é o segundo evento de uma série de sete edições do Segurança em Foco que ocorrerão neste ano, tendo o primeiro sido realizado no Rio de Janeiro no início deste mês de junho.

O evento presencial acontecerá das 9h30 às 17h30, no Auditório Blanchard Girão – Arena Castelão – Av. Alberto Craveiro, 2901 – Fortaleza (CE). As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho pelo Portal de Capacitação da Agência.

Os públicos-alvo são Gestores e Executivos da Aviação Civil; Gestores de Segurança Operacional (GSO) e demais profissionais envolvidos com a segurança operacional dos segmentos regidos pelos RBACs 91 e 135, serviços aéreos especializados, operadores aéreos de Segurança Pública ou de Defesa Civil, aeroclubes e escolas de aviação; profissionais atuantes nas áreas de manutenção e engenharia de operadores aéreos ou de organizações de manutenção aeronáutica; operadores da aviação geral e da aviação regida pelo RBAC 135; profissionais atuantes na área de gestão aeroportuária.

No primeiro dia do Segurança em Foco – Edição Fortaleza, 28 de junho, serão abordados o panorama estatístico da área do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), ocorrências aeronáuticas e fatores contribuintes que mais surgiram e suas recomendações de:

– segurança operacional;

– meteorologia e segurança operacional – influência de fenômenos atmosféricos nas condições de voo;

– gerenciamento do risco em operações aeromédicas;

– gerenciamento de risco de fauna;

– os estragos que uma operação clandestina com drones pode causar para a aviação; e

– guia de boas práticas para uso do espaço aéreo em torno do aeroporto.

Os interessados em acompanhar o primeiro dia deverão se inscrever pelo Portal de Capacitação no grupo de Operações Aéreas.

Na manhã do segundo dia do evento, 29 de junho, as apresentações serão a respeito do plano de ações corretivas e apresentação das não conformidades mais comuns verificadas em auditorias do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 135, e operacionalização do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO) nas organizações de manutenção – resultados das avaliações. Para assistir às palestras, inscreva-se na turma de Aeronavegabilidade Continuada.

No turno da tarde, o tema é a contribuição da ciência, tecnologia e inovação ao estudo dos pavimentos aeroportuários nacionais. Quem tiver interesse deve fazer inscrição na turma de Gestão de Aeroportos.

No último dia, 30 de junho, o período da manhã será dedicado às apresentações sobre Tipo (Type Rating) em aeronave e Sistema de Certificação de Pessoal da Aviação Civil (SISCEP). Inscreva-se no grupo de Pessoal de Aviação Civil.

Por fim, a parte da tarde será destinada ao conhecimento da manutenção de aeronaves: quem pode executar; requisitos regulamentares na execução da manutenção e casos concretos de manutenção irregular. Para participar dessas palestras, faça a inscrição na turma de Fiscalização.

Para saber mais detalhes sobre as palestras, confira o folder de divulgação (clique no link para acessar).

Veja, a seguir, a programação desta e das demais edições do Segurança em Foco:

Segurança em foco – Edição Fortaleza

Data: 28 de junho a 30 de junho de 2022.

Local: auditório Blanchard Girão – Arena Castelão (Av. Alberto Craveiro, 2901 – Fortaleza).

Modalidade: presencial.

Inscrição: Portal de Capacitação da ANAC

Programação: clique neste link para acessar. 

Segurança em foco – Edição Manaus

Data: 16 a 19 de agosto de 2022.

Local: em breve.

Modalidade: presencial.

Inscrição: em breve.

Programação: em breve.

Segurança em foco – Edição Curitiba

Data: 20 a 23 de setembro de 2022.

Local: em breve.

Modalidade: presencial.

Inscrição: em breve.

Programação: em breve.

Segurança em foco – Edição Cuiabá

Data: 18 a 21 de outubro de 2022.

Local: em breve.

Modalidade: presencial.

Inscrição: em breve.

Programação: em breve.

Segurança em foco – Edição Webinário

Data: 8 a 10 de novembro de 2022.

Modalidade: digital.

Inscrição: em breve.

Programação: em breve.

Segurança em foco – Edição São Paulo

Data: 13 a 16 de dezembro de 2022.

Local: em breve.

Modalidade: presencial.

Inscrição: em breve.

Programação: em breve.

Informações da ANAC