Próximo avião Embraer E2 “zerado” da Azul já está motorizado

Imagem: @bettosjk

Há poucos dias, imagens no aeroporto de São José dos Campos (SP), onde fica a linha de produção de aviões comerciais da Embraer, mostravam que ao menos dois jatos E195-E2 já estavam montados e pintados nas cores da Azul Linhas Aéreas, faltando apenas a finalização, com instalação de motores e outros detalhes, para início de testes.

A movimentação das aeronaves fora dos hangares de fabricação mostra que a companhia brasileira deve voltar a receber exemplares “zerados” (direto da fábrica) em breve, após longo período de paralisação por conta dos impactos da pandemia da Covid-19 nas viagens aéreas.

E agora, novas imagens mostram que um dos jatos já teve os motores instalados e até mesmo ganhou a pintura da matrícula, já que antes os dois equipamentos estavam apenas com os números de fabricação indicados, mas sem identificação de registro.

O E195-E2 de matrícula PS-AEI foi fotografado na área de “run-up”, ou seja, onde os aviões são levados para realização de testes de motor, tendo uma barreira de concreto para o direcionamento do jato de ar. Depois, foi visto sendo rebocado de volta ao pátio.

Com isso, está cada vez mais próximo o momento do primeiro voo deste exemplar, que deverá ser o décimo E-Jet E2 na frota da Azul.

Quando a pandemia chegou ao Brasil no início de 2020, a companhia tinha cinco E195-E2 e, em maio daquele ano, acertou com a Embraer que postergaria as entregas dos demais 59 encomendados. Depois, entre outubro e dezembro do mesmo ano, recebeu mais quatro unidades, e então houve nova paralisação, com as novas movimentações ocorrendo apenas agora.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias