Próximo cliente dos jatos Embraer E2 pode estar mais próximo do que se imagina

A empresa aérea estatal argentina, Aerolíneas Argentinas, poderia agregar novos modelos de aeronaves à sua frota em breve, incluindo jatos do modelo Embraer E2. A informação foi compartilhada pelo site suíço CH-Aviation, com base em uma entrevista recente de um executivo da companhia.

Dentre as aeronaves que estão sendo consideradas para a renovação da frota estão, além dos jatos Embraer, o Airbus A330neo e o Boeing 737 MAX 9, este último, uma versão maior da família MAX, já utilizada pela Aerolíneas em sua versão MAX 8. Uma decisão poderia ser tomada já nas próximas semanas ou dentro de poucos meses.

Há dois anos, o CEO da empresa aérea, Pablo Ceriani, chamou seu antecessor de “louco” por querer tirar os jatos Embraer da frota. Segundo entrevista passada, Ceriani disse que o jato brasileiro “é um modelo muito versátil que permite decolagens e pousos onde aeronaves maiores não podem ser usadas”. 

À época, ele começava a cogitar modernizar a frota com a nova geração de E195-E2, mas uma decisão sobre isso jamais foi tomada. Atualmente, a Aerolíneas possui 26 jatos Embraer E190-E1, cuja idade média é de 11,2 anos. Apesar de serem novos, a série E2 é mais econômica e uma decisão agora poderia vislumbrar o recebimento das aeronaves apenas dentro de dois ou três anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias