Próximo do pouso, jato da Azul alterna voo com problema nos spoilers

Avião Embraer E195 Azul Linhas Aéreas
Embraer ERJ-195 da Azul Linhas Aéreas semelhante ao envolvido no incidente

Um incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas foi registrado na última quinta-feira, dia 9 de setembro, durante a fase de aproximação para o pouso, conforme apontam os dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Os dados cadastrados no banco de informações do CENIPA dão conta de que o Embraer ERJ-195 registrado sob a matrícula PR-AXZ estava cumprindo um voo regular de passageiros de Campinas, interior de São Paulo, para a cidade do Rio de Janeiro.

A aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos no início daquela noite com 72 passageiros e 5 tripulantes, para o voo de número AD-4175, de aproximadamente uma hora, que ocorria sem intercorrências até próximo à chegada ao destino.

No entanto, durante a aproximação para o pouso no Aeroporto Santos Dumont, os pilotos se depararam com a mensagem de ‘SPOILER FAULT’ apresentada pela aeronave, indicando falha ou mau funcionamento dos spoilers, as partes móveis posicionadas sobre as asas, que se levantam para alterar o arrasto e a sustentação da asa, auxiliando no controle de velocidade e também na realização de curvas.

Trecho entre Campinas e Rio de Janeiro realizado pela aeronave em questão – Imagem: RadarBox

Diante da indicação, os pilotos efetuaram a leitura do Manual de Referência Rápida (QRH), trabalhando nas tratativas relacionadas à mensagem, e em seguida julgaram que o melhor decisão era alternar o voo para o Aeroporto Internacional do Galeão, distante cerca de 15 quilômetros e com uma pista maior para a realização de um pouso mais seguro.

O pouso foi realizado próximo das 20h00 (horário local) sem nenhuma intercorrência adicional. De acordo com dados do RadarBox, a aeronave voltou a voar na manhã seguinte, decolando do Rio de Janeiro para o Aeroporto de Guarulhos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias