Próximos destinos da Esquadrilha da Fumaça são Minas Gerais e Espírito Santo neste fim de semana

A Esquadrilha da Fumaça fará três apresentações a partir deste final de semana. No sábado (20), a equipe estará em Juiz de Fora (MG), se apresentando no Aeroporto da Serrinha, às 16h. No domingo (21), a demonstração aérea será em Governador Valadares (MG), às 16h, no aeroporto da cidade e, encerrando esta etapa, na terça-feira (23), o Esquadrão estará em Vila Velha (ES), com apresentação na praia de Itaparica, às 16h10 – em frente ao Hotel Plaza Mar.

A última vez que a Esquadrilha da Fumaça esteve em Juiz de Fora foi em 2019, e retorna este ano para participar do Aerofest, tradicional evento aeronáutico que acontece na cidade, e que também comemora os 173 anos do município e 85 anos do aeroclube.

Em Governador Valadares, os A-29 Super Tucanos utilizados em demonstrações pela Fumaça desde 2015 se apresentarão pela primeira vez, pois a última demonstração do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial do grupo, foi em 2010 com o T-27 Tucanos. Já em Vila Velha (ES), serão comemorados os 488 anos da cidade fundada em 23 de maio de 1535, pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo.

“Serão três apresentações interessantes, em lugares diferentes e por motivos diferentes também. Realizar uma apresentação em Juiz de Fora em um evento voltado para a aviação, entre outras modalidades de voo que acontecem no local é sempre muito interessante, tanto para o público quanto para nós. Em Governador Valadares não será diferente, pois será a primeira demonstração na cidade com os A-29 Super Tucanos da Força Aérea Brasileira, o público ainda não assistiu as manobras que fazemos com estes aviões. E, em Vila Velha, estaremos comemorando mais um aniversário de uma cidade que faz parte da história do País, e poder voar com os aviões de levam a bandeira do Brasil na cauda neste dia é um privilégio”, comenta o Major Aviador Gustavo de Azevedo Natalício, piloto que voa na posição de número #7 na Esquadrilha.

A Esquadrilha da Fumaça é o segundo esquadrão de demonstração aérea mais antigo do mundo, ficando atrás apenas dos Blue Angels, da Marinha dos Estados Unidos da América. Este ano, o esquadrão brasileiro completou 71 anos de idade, no dia 14 de maio e, já realizou mais de quatro mil demonstrações aéreas.

A agenda da Esquadrilha da Fumaça é divulgada mensalmente ou a cada dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.

Texto por Tenente JOR Rogério – Informações do EDA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias