Início Mercado

Putin autoriza aéreas russas a pagarem aluguéis de aeronaves ocidentais em rublos

Foto de Anna Zvereva from Tallinn, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

O presidente russo Vladimir Putin assinou um decreto que prevê um procedimento temporário para o cumprimento de obrigações financeiras no segmento de transporte aéreo para certos credores estrangeiros. Por ele, as companhias aéreas russas poderão transferir pagamentos de leasing para empresas estrangeiras em rublos, reporta a agência de notícias estatal TASS.

Também decorre do documento que o dinheiro pode ser transferido para uma conta de um locador estrangeiro aberta em bancos russos em rublos. Um padrão de pagamento semelhante agora será aplicado para exportação de gás.

A nova regra “estabelece que as obrigações de efetuar pagamentos de aluguéis, arrendamentos de aeronaves e motores sejam reconhecidas como devidamente cumpridas se essas obrigações forem liquidadas pelas empresas comerciais por meio de transferência de fundos em rublos para a conta do credor em uma instituição de crédito russa, no valor equivalente ao valor das obrigações em moeda estrangeira (independentemente da moeda que reflete esse custo) e calculado à taxa oficial do Banco Central da Rússia, fixada no dia do cumprimento das obrigações”, diz o decreto.

As empresas de leasing, no entanto, entendem que tal decreto resulta num descumprimento de contrato, já que os arrendamentos são acertados em moedas estrangeiras fortes, a fim de proteger o valor negociado.

O pagamento em rublos pode ser um “melhor do que nada” para os locadores, em face à recente onda de nacionalização de aeronaves ocidentais, no entanto, eles deverão ter dificuldades em repatriar esses valores recebidos, num momento em que as transferências de fundos estão limitadas fortemente, em meio às sanções sofridas pela Rússia pela invasão da Ucrânia.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile