Início Empresas Aéreas

Putin diz que a aviação russa está lidando bem com os desafios das sanções

Foto: TASS

A indústria da aviação doméstica da Rússia foi uma das primeiras a ser atingida pelas sanções ocidentais que sucederam a invasão da Ucrânia, “mas respondeu efetivamente a esse desafio e resolveu todos os problemas emergentes“, disse o presidente russo, Vladimir Putin, em uma cerimônia de premiação em homenagem ao 100º aniversário da aviação civil local.

“Mesmo durante a paralisação quase total do tráfego internacional devido à pandemia de coronavírus, a aviação civil doméstica manteve suas posições e garantiu a continuidade do desenvolvimento. Assim, já no difícil, difícil 2022, as companhias aéreas russas transportaram mais de 95 milhões de passageiros em geral. Perante as sanções sem precedentes contra o nosso país, foi a aviação civil que foi uma das primeiras a ser atingida e respondeu com eficácia a este desafio. Resolveu de forma sistemática e consistente todos os problemas emergentes”, afirmou o mandatário russo.

Entre outras conquistas da aviação civil na última década, Putin citou a qualidade do transporte durante os Jogos Olímpicos de Inverno, a Copa do Mundo e outros grandes eventos de classe mundial. “O sistema unificado de gerenciamento de tráfego aéreo foi atualizado, seus centros regionais foram otimizados”, listou.

Segundo o presidente, hoje a aviação civil mantém uma importância estratégica especial para a Rússia, desempenha um papel fundamental na garantia da conectividade das regiões, no desenvolvimento progressivo de um vasto país e contribui para o crescimento dinâmico de muitas indústrias de alta tecnologia.

“Hoje, a aviação civil tem 225 aeroportos, dos quais 80 têm status internacional, mais de 100 companhias aéreas, 18 instituições de ensino superior e médio profissional, além de outras organizações. No total, essas estruturas empregam quase 200 mil especialistas que resolvem profissionalmente os tarefas responsáveis ​​​​mais complexas”, concluiu o chefe de estado ilustrando a representatividade da aviação local no evento.

Como líder, Putin precisa demonstrar otimismo, mas não pode esquecer que os “testes de fogo” para a aviação local virão quando a aeronavegabilidade das aeronaves ocidentais começar a ser colocada à prova num futuro próximo, por falta de peças ou de suporte.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile