Início Aviação Militar

Putin voa e pilota bombardeiro supersônico Tupolev Tu-160


O Presidente russo Vladimir Putin completou um voo em um bombardeiro estratégico Tupolev Tu-160M. O voo durou 30 minutos e a preparação pré-voo levou cerca de 45 minutos. A aeronave, chamada Ilya Muromets, decolou da pista da Fábrica de Aviação Gorbunov-Kazan.

Batizado na OTAN de Blackjack, a aeronave é um bombardeiro estratégico e uma versão atualizada da aeronave Tu-160. Ele é projetado para atacar alvos inimigos em áreas remotas com armas nucleares e convencionais. O Tu-160 é a maior aeronave militar supersônica do mundo e o avião de guerra mais pesado em operação atualmente.

Na quarta-feira, Putin inspecionou tal avião na oficina da fábrica e entrou na cabine dele. Esta não foi a primeira vez do chefe de estado russo em uma aeronave Tu-160. Em agosto de 2005, o presidente pegou o avião para viajar até a área onde a Frota do Norte e aeronaves de longo alcance estavam realizando exercícios.

O Tu-160 consegue atingir Mach 2.05, que é equivalente a pouco mais de 2x a velocidade do som, e pode levar até 45 toneladas de armamentos.

Sair da versão mobile