Qantas anuncia atualizações no plano de frota que incluem o aluguel de mais jatos Embraer

A220 da Qantas Airways

O Grupo Qantas anunciou nesta quinta-feira (23) várias atualizações em seu plano de frota, projetada para ajudar a restaurar a capacidade mais rapidamente e atender à forte demanda de viagens e mercados domésticos de frete.

O núcleo das mudanças é a decisão de adquirir aeronaves da família A320 de meia-vida para atender à demanda e compensar atrasos nas entregas dos fabricantes. Uma vez que as aeronaves atrasadas forem entregues, o Grupo tem a opção de retirar ou manter as aeronaves que foram originalmente projetadas para substituir, dependendo das condições do mercado. Em resumo, as mudanças são:

– Incorporação de cinco Airbus A319/A320 de meia-vida para apoiar o crescimento do mercado da Austrália Ocidental, para entrega no FY24.

– Três aeronaves A321P2F adicionais de meia-vida para acelerar a renovação da frota da Qantas Freight, para entrega em FY25 e FY26.

– Dois A320 adicionais para serem alocados na Jetstar Asia, conforme a demanda na Ásia se recupera, para entrega em meados do ano de 2023. Isso trará o tamanho total de sua frota de volta para nove aeronaves.

Opções para até 12 aeronaves Embraer E190 adicionais a serem alugadas com tripulação da Alliance Airlines para fornecer maior capacidade e conectividade de rede no mercado doméstico.

– Exercer nove opções de direitos de compra existentes para aeronaves A220, para entrega em FY26 e FY27 como parte do Projeto Winton com a Airbus, o maior pedido da história da Qantas, firmado no ano passado.

O investimento em frota adicional está contabilizado como parte do aumento nas despesas de capital da Qantas no FY23 e FY24, anunciado hoje nos resultados do primeiro semestre de 2023 do Grupo.

Estamos no início de uma grande atualização da frota do Grupo Qantas que trará muitos benefícios. As aeronaves encomendadas nos ajudarão a reduzir as emissões, expandir nossa rede, criar novos empregos e, por fim, atender melhor os nossos clientes“, disse o CEO do Grupo Qantas, Alan Joyce.

Os fabricantes de aeronaves estão enfrentando os mesmos atrasos na cadeia de suprimentos que muitos outros setores e fomos informados de que algumas de nossas entregas serão adiadas em até seis meses. O leasing de mais aeronaves da Alliance Airlines fornecerá uma injeção muito rápida de capacidade extra no mercado interno, mas com bastante flexibilidade para ajustar isso ao longo do tempo, dependendo do que está acontecendo no mercado“, comentou o executivo.

Informações da Qantar Airways

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias