Qantas compra 12 aviões especiais e quer voar direto da Austrália ao Rio de Janeiro

A Qantas avança com o conhecido Projeto Sunrise, por meio do qual prevê realizar voos diretos partindo da Austrália “para qualquer lugar do mundo” e, para tanto, oficializa neste domingo (1) um pedido junto à Airbus para 12 aeronaves A350-100 de ulta longo alcance.

As rotas inaugurais do projeto acontecem a partir de 2025 e ligarão Sydney e Nova York e Londres, em voos de mais de 19 horas sem escalas. Será a primeira vez na história que isso acontece de maneira regular. Três anos atrás, a empresa realizou essas rotas como teste, usando aeronaves Boeing 787-9, mas com quantidade limitada de passageiros.

Num futuro, a empresa também planeja voar direto para Frankfurt, Paris, Cidade do Cabo e Rio de Janeiro.

O A350 na Qantas

O A350-1000 terá alcance para voos diretos entre a Austrália e qualquer cidade do mundo e será impulsionado por motores turbofan Rolls-Royce Trent XWB-97, que são 25% mais eficientes em termos de combustível do que as aeronaves da geração anterior.

Levará 238 passageiros em quatro classes (First, Business, Premium Economy, Economy), com mais de 40% da cabine dedicada a assentos premium. Compara com mais de 300 assentos em companhias aéreas concorrentes.

A cabine é especialmente configurada para maior conforto em voos longos e inclui uma zona de bem-estar no centro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias