Qantas descarta Embraer e escolhe Airbus para frota doméstica

A australiana bateu o martelo e optou por uma frota 100% de jatos Airbus no mercado doméstico, deixando de lado a Embraer e a Boeing.

Airbus A220 | Divulgação – Qantas

A empresa australiana Qantas anunciou nesta noite (já manhã do dia 16 na Austrália) a escolha das famílias A220 e A320neo da Airbus para a sua frota de aviões de corpo estreito para o mercado doméstico.

Segundo a companhia, são pedidos firmes para 20 jatos A321XLR (Ultra Longo Alcance) e 20 aviões regionais A220-300, antigo Bombardier CSeries CS300.

Além das 40 encomendas firmes, existem 94 opções de compra (que serão definidas no futuro) para entregas num período de 10 anos, a medida que os atuais Boeing 717 e 737-800 são aposentados.

Esta nova encomenda entrará no pacote já firmado pela Jetstar, subsidiária de baixo custo da empresa, e que somado com os pedidos da outra subsidiária, QantasLink, totalizam 299 aeronaves encomendadas.

Airbus A321XLR | Divulgação – Qantas

A Qantas informou oficialmente que “conduziu uma avaliação detalhada da família de jatos A320neo da Airbus e 737 MAX da Boeing, assim como dos menores A220 da Airbus e EJets-E2 da Embraer” antes de bater o martelo.

As opções de compra inclusive incluem o menor A220-100, concorrente direto do E195-E2 da brasileira Embraer, que como falamos anteriormente, estava disputando essa encomenda, com expectativas positivas após a companhia ter gostado bastante de começar a usar os E-Jets E1 ao longo dos últimos meses.

Segundo a empresa, o A321XLR leva 15% a mais de passageiros que os atuais 737-800, sendo “a aeronave ideal para voos entre capitais como Melbourne, Sydney e Brisbane”.

O alcance extra do XLR também é uma vantagem que a Qantas pretende usar para abrir novas rotas no futuro. Já o A220 dará flexibilidade para que a companhia o coloque em rotas de importância no mercado doméstico e regional. Tanto o A321 como o A220 irão utilizar motores Pratt & Whitney GTF, trazendo economia no menor gasto com manutenção pela homogeneidade da frota.

Pela Assessoria de Imprensa da Qantas

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Começa amanhã a venda de passagens aéreas da nova empresa aérea...

0
O Grupo Lufthansa informa hoje que sua mais nova companhia aérea, a Lufthansa City Airlines, iniciará suas operações aéreas em 26 de junho.