
A empresa aérea australiana Qantas e a fabricante Airbus confirmaram nesta semana um acordo de investimento de 1,24 milhão de euros para começarem a construção de uma fábrica de combustíveis sustentáveis no estado de Queensland, na Austrália. Isso é um terço do valor necessário para a construção, que deve começar no próximo ano.
A planta está sendo desenvolvida pela Jet Zero Australia em colaboração com a LanzaJet. Esta última já produz biocombustíveis em outras partes do mundo. Por meio de produtos residuais da agricultura, a fábrica deve produzir 100 milhões de litros de combustível de aviação sustentável (SAF) por ano.
É a primeira vez que a Airbus investe diretamente em uma usina de biocombustíveis. Guillaume Faury, CEO da Airbus, disse que o investimento faz parte dos acordos com a Qantas na compra de 12 Airbus A350-1000 para o “Project Sunrise”.
A Qantas compra atualmente 15% da SAF para todos os seus voos de Londres. Com o objetivo de acelerar a produção de biocombustíveis na Austrália, a companhia aérea tem a meta de comprar 20 milhões de litros de SAF para voos saindo de Los Angeles e São Francisco para a Austrália em dois anos.