Qantas fará uma despedida digna para seus lendários Boeing 747-400

Brian from Toronto, Canada / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)

Os funcionários da Qantas foram avisados ​​na sexta-feira (3) de que a empresa terá três voos com Boeing 747 entre Sydney, Brisbane e Canberra em meados de julho e com bilhetes disponíveis ao público. Tais eventos serão especialmente organizados para dar ao jumbo uma despedida que merece, após tantos anos de serviços.

De fato, a companhia australiana teve no Boeing 747 um caso de tremendo sucesso, desde os anos 1960, quando encomendou suas primeiras quatro unidades do 747-200. O primeiro foi entregue em julho de 1971 e seria seguido por outras 61 de 5 variantes diferentes ao longo dos anos.

O jumbo 747 desempenhou um papel fundamental na empresa aérea ao reduzir as tarifas para tornar as viagens acessíveis a todos. Uma análise mostra que quando o jumbo foi introduzido, 50 anos atrás, a passagem aérea de ida e volta entre Austrália e Londres custava o equivalente a 24 semanas de salário de um australiano. Hoje, está abaixo dos ganhos de um mês.

A Qantas usou seus 747s como o carro-chefe de sua frota internacional até o A380 chegar em 2008 e também operou o jumbo em seus serviços transcontinentais de temporada entre Perth e Sydney e Melbourne por muitos anos.

Agora, a história chega ao fim, num pouso forçado imposto pela crise do novo coronavírus, mas ainda há uma chance de voar na máquina (pelo menos para os australianos). Os assentos estarão à venda a partir da próxima semana e espera-se que se esgotem rapidamente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias