Qantas já tem data para encerrar os voos e aposentar o clássico Boeing 717

Imagem: Qantas

Uma das últimas operadoras do raro Boeing 717 já tem uma data marcada para seu último voo e aposentadoria, encerrando mais um capítulo na sua história.

O jato, que originalmente se chamaria MD-95 e teve seu nome trocado após a Boeing comprar a McDonnell Douglas, é uma versão encurtada do MD-80, a última evolução da série chamada MadDog, que começou com o Douglas DC-9.

A australiana Qantas é hoje uma das únicas três operadoras do 717, junto das americanas Delta e Hawaiian Airlines. Configurado para 110 passageiros na subsidiária QantasLink, o 717 atende rotas regionais e está sendo substituído pelo Airbus A220, mais econômico e silencioso.

Este novo jato começou a operar ontem (14) na rota de Sydney para Launceston, que é uma das duas últimas rotas em que os dois 717 da Qantas ainda em operação estão operando.

No dia 26 de outubro, o 717 fará pela última vez esta rota nos voos QF1563/1562, e após seu retorno para Sydney, fará seu derradeiro voo comercial para Canberra no voo QF1511, encerrando assim as operações do Boeing 717 na Austrália, como informa o AeroRoutes.

Com o fim dos voos do 717, a Qantas contará apenas com um modelo de Boeing na sua frota: o 787 Dreamliner nas versões 787-8 e 787-9.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Andes retoma voos fretados para o Brasil e Cuba na temporada...

0
A Andes Líneas Aéreas está revitalizando suas operações de voos charter, conectando Buenos Aires a dois populares destinos de férias