Qatar afirma que problema na pintura afeta a proteção contra raios do Airbus A350

Avião Airbus A350-900 Qatar Airways
Imagem: Gerard van der Schaaf / CC BY 2.0, via Wikimedia

O presidente-executivo da Qatar Airways, Akbar Al Baker, atualizou ao mercado dizendo que a Airbus ainda não descobriu a causa-raiz do que está levando à deterioração precoce da pintura de algumas aeronaves A350. Não apenas isso, a empresa do Catar diz que os problemas com a pintura também afetaram a proteção contra raios na fuselagem e reafirmou que causou rachaduras na estrutura de compósitos, relata a matéria da Bloomberg.

Por conta desse problema, a companhia aérea se recusou a aceitar a entrega de mais A350 até que o problema seja resolvido, enquanto que 16 aviões da frota atual estão paralisados ​​desde agosto.

Por sua vez, tanto a Airbus quanto a agência europeia de segurança aérea (EASA) dizem não haver razão para os aviões não estarem voando, sustentando que nenhum outro operador do A350 no mundo detectou problemas semelhantes ou decidiu estacionar qualquer um de seus jatos.

O problema com a pintura levou a deteriorar a proteção contra raios da fuselagem e a rachaduras no compósito”, disse Al Baker durante a reunião geral anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo em Boston. “Também precisamos deixar bem claro que não aceitaremos entregas de nenhuma aeronave a menos que haja uma solução para o problema que eles têm que seja aceitável tanto para o nosso regulador quanto para a companhia aérea”, continuou.

No mesmo evento estava o presidente-executivo da Airbus, Guilluame Faury, que descartou as preocupações de Al Baker sobre a aeronavegabilidade do avião. Faury disse que não há razão para os aviões ficarem suspensos, mas que a Airbus continua trabalhando com a Qatar Airways em uma resolução amigável.

O problema foi detectado pela primeira vez quando a Qatar Airways removeu a pintura de um de seus A350 para que pudesse ser repintado com uma pintura especial da Copa do Mundo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias