Início Empresas Aéreas

Qatar Airways ‘apronta’ e surpreende no encontro mundial da aviação; veja como foi

Cena de um dos vídeos apresentados nesta matéria

Certamente, o panorama, as perspectivas, os aprendizados e os desafios da aviação comercial mundial são os principais focos e objetivos da “dobradinha” da Assembleia Geral Anual (AGM) da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) com o Comitê do Transporte Aéreo Mundial (WATS).

Mas, se esses dois importantes encontros concomitantes já são, todos os anos, por si mesmos, marcantes para o segmento aéreo, neste ano de 2022 a 78ª edição, em Doha, foi muito bem usada pela anfitriã Qatar Airways para “dar uma palinha” do que os turistas poderão esperar ao visitar o Catar durante a Copa do Mundo da FIFA, a ser realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Após participar presencialmente do evento nestes dias 19 a 21 de junho, o AEROIN traz a seguir aos leitores, em informações, fotos e vídeos, um pouco da experiência promovida pela IATA e pela Qatar Airways, que tornaram “memorável” a edição 2022 do evento.

A maior parte das atividades ocorreu no centro de convenções do bonito Sheraton Grand Doha Resort & Convention Hotel, enquanto algumas se deram em outros dois locais, conforme especificado ao longo desta matéria.

Entrada do Sheraton Grand Doha Resort & Convention Hotel
Interior do Sheraton Grand Doha Resort & Convention Hotel

Começa o evento

O primeiro dia, domingo (19), teve as atividades iniciadas no começo da tarde no Centro de Convenções do Sheraton.

Foi marcado pelos primeiros briefings de mídia, começando pelo lançamento da nova calculadora de emissões de CO2 da aviação, desenvolvida pela IATA, e depois prosseguindo com os quatro briefings dos panoramas regionais (África e Oriente Médio; Europa; Américas; e Ásia-Pacífico), conforme publicado pelo AEROIN naquele dia, com foco no Brasil e América Latina.

Media Briefing de lançamento da nova calculadora de emissões de CO2
Briefing regional das Américas

Houve um coquetel de boas-vindas no final da tarde, patrocinado pela CFM International na recepção voltada às mais de 150 mídias mundiais presentes, e depois, foi a vez da Qatar Airways “aprontar” pela primeira vez.

Uma grande noite de boas-vindas foi realizada no Doha Exhibition and Convention Center, no quarteirão ao lado do Sheraton. Em um enorme hall de entrada, os participantes dos veículos de mídia e das delegações de mais de 200 empresas aéreas associadas à IATA foram recebidos com champagne e aperitivos, bem como com exposições com um pouco da cultura local.

Entrada do Doha Exhibition and Convention Center
Hall de entrada do evento no Doha Exhibition and Convention Center
Maquetes dos estádios da Copa do Mundo estavam expostas no local

No segundo ambiente, onde estavam dispostas as mesas de jantar, um longo palco acompanhando de um igualmente extenso telão, com imagens em altíssima qualidade, foram utilizados para apresentações da cultura local e para discursos de Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways e Secretário Geral de Turismo do Catar, e Willie Walsh, Diretor Geral da IATA.

Por fim, uma inesperada atração deixou os participantes de “boca aberta”. A informação de que uma mundialmente famosa e premiada cantora se apresentaria virou uma grande surpresa ao ser revelada: um show com Christina Aguilera.

Segundo dia

O segundo dia de evento foi de programação intensa desde o início da manhã ao final da tarde, mesclando os briefings de mídia com a Assembleia da IATA propriamente dita e as atividades e debates do Comitê do Transporte Aéreo Mundial.

Início da 78ª Assembleia Geral da IATA e Comitê do Transporte Aéreo Mundial

Foram abordados assuntos relevantes como as três lições aprendidas com a pandemia a serem consideradas pelos governos e um panorama econômico da situação da aviação.

Houve ainda um briefing com Willie Walsh; Akbar Al Baker; Robin Hayes, Presidente da IATA; e Mahmet Tevfik Nane, Vice-presidente da Pegasus Airlines e o novo Presidente da IATA a partir do encerramento da 78ª AGM.

Walsh, Al Baker, Hayes e Nane

Nos trabalhos da Assembleia Geral Anual, foram votadas as diversas pautas previstas, incluindo a confirmação de Istambul, na Turquia, como a sede da próxima AGM. Houve ainda o anúncio dos ganhadores do Prêmio Diversidade e Inclusão da IATA.

Prêmio Diversidade e Inclusão – Imagem: IATA

Nos painéis do Comitê do Transporte Aéreo Mundial, primeiro foram abordados os impactos da guerra na Ucrânia para o mundo globalizado em que opera a aviação. Depois, houve o painel de insights de CEOs, com Akbar Al Baker, da Qatar; Adrian Neuhauser, da Avianca; e Jayne Hrdlicka, da Virgin Australia.

Ao final da tarde, um coquetel à mídia foi oferecido pela Star Alliance, ao qual o AEROIN agradece o gentil convite recebido da aliança global de empresas aéreas. O CEO da Star Alliance, Jeffrey Goh, estava presente e realizou um breve discurso aos participantes.

Por fim, na segunda noite do evento, novamente foi a vez da Qatar Airways surpreender a todos os participantes. Um Jantar de Gala foi promovido em um lugar que não poderia ser mais emblemático para o objetivo de mostrar o que a empresa áerea e o país prometem para o evento mundial de futebol que se aproxima.

O jantar foi ao redor do gramado de um dos estádios construídos para a Copa do Mundo, o Khalifa International Stadium, porém, não sem que antes os participantes da 78ª AGM e WATS fossem convidados a se acomodar nas arquibancadas para um show.

Com apresentações musicais à beira do gramado, o campo se tornou um grande telão horizontal, mostrando a evolução do Catar e da Qatar Airways até se tornarem o destaque mundial da atualidade.

E depois, o céu se tornou o cenário de uma bonita queima de fogos de mais de 3 minutos em um clima muito alusivo a uma final de campeonato mundial.

Mas se o show pirotécnico e de luzes, bem como o jantar nas mesas ao redor do gramado, já haviam deixado os convidados estasiados, ainda havia outra surpresa a ser oferecida pela Qatar Airways.

Semelhante ao que ocorreu na noite anterior, foi anunciado que outra cantora mundialmente famosa e premiada se apresentaria no palco montado no lado oposto do gramado: Jennifer Lopez.

Terceiro e último dia

No último dia, a programação foi apenas durante a manhã, mas não menos intensa ou menos importante do que no dia anterior.

O primeiro assunto, abordado tanto em briefing de mídia da AGM quando em painel de debate do WATS, foi a sustentabilidade na aviação, com foco na eliminação dos plásticos de uso único, na compensação e eliminação das emissões de carbono e nos combustíveis sustentáveis de aviação.

Depois, também abordado tanto na AGM quanto no WATS, o tema foram os desafios operacionais, regulatórios e financeiros com os quais as empresas aéreas lidam, como:

– os repetitivos e preocupantes casos de incêndios por transporte inadequado de baterias de lítio;

– a problemática da implantação da banda 5G nos Estados Unidos;

– a forma de lidar com os slots (horários de pousos e decolagens) para uma melhor conciliação entre as necessidades pós-pandemia dos aeroportos e das empresas aéreas; e

– o gerenciamento da recuperação financeira das companhias diante das incertezas do cenário mundial econômico pós-pandemia.

Finalizando a agenda, um briefing de mídia de encerramento do evento contou com Willie Walsh e Akbar Al Baker respondendo a perguntas da imprensa. Chamaram a atenção as perguntas sobre: como o CEO da Qatar Airways lidaria com a situação da crise de falta de pessoal de solo que enfrentam vários países; e sobre uma melhora ou não da relação de Al Baker com a Airbus diante da convivência durante os três dias do encontro mundial de aviação.

Willie Walsh e Akbar Al Baker
Akbar Al Baker

Por fim, após os três dias de agenda sobre os mais importantes aspectos da atualidade na aviação, a Qatar Airways publicou um comunicado apresentando suas considerações, conforme apresentado a seguir:

“A Qatar Airways concluiu com sucesso a realização da 78ª Reunião Geral Anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), realizada sob o patrocínio de Sua Alteza o Emir Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, em Doha, Qatar. O maior evento anual do setor aéreo recebeu mais de 1.000 representantes e líderes da aviação de todo o mundo para discutir questões importantes do setor.

A conferência de três dias proporcionou uma oportunidade de ouro para os principais participantes das 240 companhias aéreas membros da IATA reunirem-se pessoalmente e compartilharem insights sobre tópicos importantes que impactam o futuro do setor aéreo, como eliminar o plástico de uso único, limitar a poluição do ar e a importância de Combustível Sustentável de Aviação (SAF).

Além disso, a Qatar Airways assinou um amplo acordo de codeshare com a Virgin Australia e viu a assinatura de três principais memorandos de entendimento com o Programa de Avaliação Ambiental da IATA, o Sistema de Estabelecimento de Contas Postais da IATA e as Soluções de Dados Diretos da IATA.

Para oferecer uma recepção graciosa aos convidados internacionais, a transportadora nacional organizou duas noites inesquecíveis repletas de entretenimento deslumbrante e apresentações de classe mundial no Centro de Convenções e Exposições de Doha e no Estádio Internacional Khalifa.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker, disse:

‘Foi um prazer absoluto sediar a 78ª Assembleia Geral Anual da Associação Internacional de Transporte Aéreo, oito anos depois de sua última realização em Doha em 2014.

Esses três últimos dias proporcionaram grandes discussões sobre importantes questões globais que afetam nossa indústria entre líderes e especialistas no mundo da aviação. Gostaria de estender minha gratidão ao Diretor Geral da IATA, Sr. Willie Walsh, por seu apoio exemplar.

Esta AGM é particularmente oportuna, pois forneceu o espaço para compartilhar lições importantes aprendidas com a pandemia da COVID-19, de vários representantes que compartilharam suas experiências de todo o mundo. Não tenho dúvidas de que vários tópicos importantes dentro da AGM ajudarão nossa indústria a preparar o caminho para várias soluções futuras’.”

Estes e outros assuntos abordados pelo AEROIN durante a cobertura presencial da 78ª AGM da IATA, direto de Doha, podem ser conferidos neste link.

Sair da versão mobile