Qatar Airways cortará voos na Copa do Mundo para ajudar outras empresas aéreas

Boeing 777-300ER da Qatar com a pintura especial da Copa – Imagem: Qatar Airways

Doha – Durante coletiva de imprensa na terça-feira, 21 de junho, no encerramento da 78ª edição da Assembleia Geral Anual (AGM) da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), o CEO da Qatar Airways e Secretário Geral de Turismo do Catar, Akbar Al Baker, fez uma afirmação bastante curiosa a respeito de como administra a empresa aérea e a turismo de seu país.

A declaração de Al Baker foi dada como resposta a uma pergunta de um jornalista na coletiva, que provocou o líder da Qatar Airways sobre como lidaria com o problema que países da Europa enfrentam, em que a rápida recuperação de demanda da aviação é maior do que a capacidade da mão de obra ativa nos aeroportos, gerando enormes filas e atrasos.

O jornalista questionou se em um cenário como o da Europa, Al Baker restringiria seus voos para não sobrecarregar o sistema, ou se aumentaria os preços das passagens aéreas, para se aproveitar de um maior lucro diante da demanda acima da capacidade e para gerar o consequente efeito de diminuição da procura pelos voos.

O CEO não precisou pensar por mais do que poucos segundos para dar a resposta de que as ações tomadas por sua companhia aérea para o período da Copa do Mundo exemplificam bem qual seria sua forma de lidar com o problema em questão.

Akbar Al Baker, durante a coletiva de imprensa na IATA AGM 2022

Segundo o executivo, há uma demanda tão alta por viagens aéreas ao Catar durante o período da Copa do Mundo da FIFA 2022, a ser realizada de 21 de novembro a 18 de dezembro no país, que a movimentação ficará acima da capacidade operacional do sistema de aviação.

Assim, a decisão foi de realizar um corte de parte dos voos da Qatar Airways, para permitir que outras empresas aéreas possam voar para lá e, com isso, mais pessoas de todo o mundo possam chegar ao Catar. Dessa forma, Al Baker deu a entender que não se aproveitaria da situação europeia para aumentar os lucros com passagens aéreas mais caras.

A 78ª AGM da IATA, bem como o Comitê Mundial de Transporte Aéreo (WATS), foram realizados de 19 a 21 de junho em Doha, no Catar, com a Qatar Airways como anfitriã do evento.

A cobertura completa do AEROIN na 78ª AGM da IATA, direto de Doha, pode ser conferida neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias