Início Empresas Aéreas

Qatar Airways afirma que vai passar na frente da Lufthansa na entrega do Boeing 777X

Boeing 777X

Na disputa para quem deve estrear o mais novo avião da Boeing, o 777X, a Lufthansa deveria ser a primeira operadora da nova aeronave de longo curso, entretanto, a Qatar Airways continua afirmando que será a primeira a iniciar as operações.

Em meados de 2013, a Emirates iniciou a disputa com um pedido de 150 unidades do 777X. A grande encomenda da aérea de golfo foi posteriormente reduzida para 115 aviões, mas ainda se mantendo como a maior do mundo. Mesmo, assim, ela agora está em terceiro lugar para receber o primeiro exemplar.

Segundo o AeroTelegraph, a Boeing fez da Lufthansa o primeiro destinatário do novo modelo. Na ocasião da encomenda da companhia alemã, a fabricante afirmou que, ao optar pelo 777X moderno e altamente eficiente para a sua frota de longo curso, ela tinha se tornado o cliente de lançamento.

Em Doha, no entanto, a disputa está a favor da Qatar Airways, ao menos pelo que diz a própria companhia árabe. Já em 2019 o CEO da companhia, Akbar Al Baker, disse que a empresa seria o cliente de lançamento do 777X. Agora, no Farnborough Airshow, ele reforçou a declaração, dizendo novamente que sairia na frente com a aeronave de longo curso. A companhia aérea de golfo é o segundo maior cliente, com 74 exemplares encomendados.

Enquanto isso, em Frankfurt eles não querem saber de mudança de planos. “De nossa parte, não há uma nova posição”, disse um porta-voz do grupo. A Lufthansa encomendou um total de 27 Boeings 777X – vinte 777-9 e sete 777-8F.

Apesar da visível disputa entre as companhias aéreas, a Boeing não quer comentar os detalhes de quem receberá o primeiro Boeing 777X. Em declaração, a fabricante disse que está satisfeita por ter clientes de lançamento tão bons para sua nova aeronave.

De acordo com o planejamento mais recente divulgado em abril, a primeira aeronave será entregue a um cliente em 2025. Trata-se de um atraso de quase cinco anos em relação ao planejamento original.

Leia mais:

Sair da versão mobile