Início Empresas Aéreas

Qatar aluga aviões do vizinho para cobrir A350 com problemas na pintura

Os problemas com os Airbus A350 tem não apenas causado irritação na Qatar Airways, mas forçado a empresa a se virar para encontrar substitutos.

Foto de Clément Alloing

Os problemas visíveis na pintura dos A350 da Qatar Airways têm feito a empresa manter 21 jatos, muitos deles novos, no chão, enquanto espera uma resolução por parte da Airbus. A empresa árabe não é a única a sofrer com os empecilhos no revestimento da aeronave, mas o fato de estar situada em um país de clima desértico potencializou o problema.

O resultado disso o mundo está vendo: a Qatar processou a Airbus pedindo uma reparação bilionária, já que a fabricante não assume que existe um problema com as aeronaves, bem como a montadora também processou a companhia aérea por difamação. Além disso, os desdobramentos incluíram um cancelamento, por parte da Airbus, de um pedido de 50 jatos narrow body da Qatar, bem como a empresa aérea sinalizando que não deve mais considerar a fabricante europeia em uma grande encomenda de aeronaves cargueiras.

Disputas á parte, a falta das aeronaves chegou num ponto crítico, que forçou a Qatar a recorrer à vizinha Oman Air, de Omã, para poder operar algum de seus voos. Segundo o site de notícias Simple Flying, os aviões estão sendo usados em três rotas fixas: de Doha para Túnis, na Tunísia, para Colombo, no Sri Lanka, e para Daca, em Bangladesh.

O aplicativo RadarBox já mostra os três aviões, de matrículas A40-DI, A40-DH e A40-DJ operando os voos para a Qatar Airways, que devem ir até o final de fevereiro.

As aeronaves estão sendo operadas no regime de wet-lease, que inclui o avião, pilotos, comissários e suporte técnico necessário da própria Oman Air.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile