Início Empresas Aéreas

Qatar deverá manter o gigante Airbus A380 por apenas mais 3 anos

Pouco tempo após reativar o maior avião do mundo em operação, a Qatar Airways já sinaliza quando planeja se desfazer de seus gigantes Airbus A380.

Avião Airbus A380 Qatar Airways
Imagem: Paul Schmid via Wikimedia Commons

A empresa árabe é uma das três da região do Oriente Médio que tem o A380 e, durante a Pandemia, os deixou de voar, assim como fez a Etihad Airways (que volta com ele em junho) e em contraste da Emirates que é a principal utilizadora do avião no mundo e o manteve operando por todos os piores momentos da Covid-19, embora em menos rotas e frequências.

A medida que a demanda tem sido retomada, a Qatar Airways tem colocado de volta parte de seus 10 jatos A380 em voos para Londres, Sydney, Perth e Bangkok, algumas das suas rotas de maior densidade. A volta da aeronave foi antecipada, inclusive, pelos problemas com o A350 e a longa briga com a Airbus, que só se resolveu recentemente com um acordo entre as partes.

Como atualização do futuro do A380 na frota, em recente entrevista ao Business Traveler, o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, que já tinha falado que o A380 foi o maior erro da companhia, disse que a aeronave tem apenas mais 3 anos de vida na empresa.

Ela estará operacional por mais 3 anos e será aposentada assim que outra aeronave entrar em serviço”, afirmou o CEO, sem detalhar qual será o substituto direto do A380, podendo o ser o 777-9X, que está atrasado, ou até mais jatos A350-1000.

Ao menos sete jatos A380-800 estão em serviço na Qatar hoje e Al Baker não informou se as três unidades ainda em estocagem vão ser reativadas.

Sair da versão mobile