Início Acidentes e Incidentes

Quadrijato fabricado em 1968 faz pouso imprevisto em Miami após pane de flaps

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Douglas DC-8-73CF SkyBus Air Cargo
Imagem: SkyBus Air Cargo

Um antigo quadrijato fabricado em 1968 enfrentou pane na última sexta-feira, 19 de março, levando os pilotos a retornarem ao aeroporto de partida para um pouso não previsto, que ainda terminou em mais problemas na pista.

A aeronave envolvida foi o Douglas DC-8-73CF registrado sob a matrícula OB-2059-P, operado pela empresa aérea peruana Skybus Air Cargo, quando partia de Miami, na Flórida (EUA), para Georgetown, na Guiana.

Segundos informações do Aviation Herald, o voo de carga de número HVY-8531 tinha 5 tripulantes e decolou pela pista 26L, mas logo na subida inicial os pilotos relataram à torre de controle uma indicação de problema nos flaps. Eles reportaram que haviam recolhido os flaps, porém os indicadores mostravam que os dispositivos estariam ainda estendidos na posição de cinco graus.

Foi solicitado pela tripulação uma espera para alijamento de combustível (liberação de parte do combustível na atmosfera para redução de peso) e a pista 27 do Aeroporto Internacional de Miami para seu pouso. Os pilotos aceitaram a orientação do controlador para subirem até 5.000 pés para o alijamento e, após cerca de 30 minutos de voo mantendo a altitude, a aeronave retornou para o aeroporto.

O pouso foi executado na pista 27 depois de 50 minutos da decolagem, com velocidade aparentemente normal, indicando que os pilotos devem ter conseguido estender normalmente os flaps para a aterrissagem.

O DC-8 dirigindo-se ao mar para o alijamento de combustível – Imagem: RadarBox

Apesar de tudo ter corrido bem no retorno, durante a desaceleração pela pista a aeronave DC-8 ainda apresentou problemas hidráulicos que comprometeram a frenagem correta, resultando em um pneu murcho e fumaça saindo do trem de pouso principal direito (provavelmente devido a superaquecimento dos freios).

Caminhões dos bombeiros, que estavam a postos para o pouso, posicionaram-se ao redor da aeronave após a parada na pista para responderem a qualquer imprevisto e, algum tempo depois, o DC-8 precisou ser rebocado para o pátio.

Apesar da idade da aeronave, com mais de 50 anos em operação, vale destacar que aviões possuem plenas condições de voar com segurança independente de sua idade, desde que mantidos conforme os padrões de manutenção da aviação e do fabricante.

A título de curiosidade, o jato em questão era um dos dois que pertenceriam à brasileira Brascoota, que seria, por volta de 2016, a primeira cooperativa de transporte aéreo do país, mas que não chegou a decolar.

Além deste DC-8-73CF, a SkyBus indica em seu site que possui mais um DC-8-72CF cargueiro e um DC-8-72 VVIP com um luxuoso interior para viagens de ultra-longo-alcance.

Um vídeo com imagens aéreas foi registrado imediatamente após o pouso pelo canal 7 News Miami. Para assistir, acesse o site no canal clicando aqui.

Sair da versão mobile