
No começo do ano, nós falamos sobre o levantamento anual da consultoria OAG, que revela quais são as rotas aéreas mais movimentadas do mundo, ou seja, com maior número de voos realizados e, por consequência, de assentos ofertados.
Dessa vez, um levantamento inédito do FlightRadar24 mostra quais foram as ligações aéreas mais densas no pior período da Covid-19 até aqui, quando a maioria das fronteiras do mundo estavam fechadas. O levantamento é feito num momento em que as restrições de viagem começam a ser diminuídas em países da Europa, Ásia e Estados Unidos.
Levantamento anterior
No levantamento da OAG, que considerou dados de janeiro a dezembro de 2019, nove das 10 rotas de alta densidade mais movimentadas no mundo estavam na região da Ásia-Pacífico. Uma curiosidade do estudo é que ele revelou apenas uma rota internacional entre as mais densas do mundo em quantidade de assentos oferecidos, veja:
Posição | Rota | País |
1º | Jeju – Seul | Coreia do Sul |
2º | Sapporo – Tóquio | Japão |
3º | Fukuoka – Tóquio | Japão |
4º | Hanói – Ho Chi Mihn | Vietnã |
5º | Melbourne – Sydney | Austrália |
6º | Mumbai – Déli | Índia |
7º | Pequim – Xangai | China |
8º | Jeddah – Riade | Arábia Saudita |
9º | Hong Kong – Taiwan | China/Taiwan |
10º | Tóquio – Okinawa | Japão |
O que a COVID-19 fez?
Nesse novo levantamento, em que o FlightRadar24 analisou seus registros de rastreamento de voos entre abril e maio de 2020, a figura aparece um pouco diferente.
Vale a observação de que, nesse período, países da Ásia, como Coreia do Sul e China, já começavam a arrefecer as restrições de mobilidade, enquanto que o resto do mundo passava pela pior fase da pandemia até agora.
Por conta disso, as rotas mais movimentadas continuaram na Ásia, mas houve uma ascensão de China e Coreia do Sul frente ao Japão, por exemplo, que ainda estava fechado. A rota entre Sydney e Melbourne, classificada regularmente como uma das mais movimentadas do mundo, desapareceu da lista, assim como a única rota internacional no Top 10.
O novo mapa das rotas mais movimentadas, de abril a maio de 2020, ficou assim:
Posição | Rota | País |
1º | Jeju – Seul | Coreia do Sul |
2º | Xangai – Shenzhen | China |
3º | Hanói – Ho Chi Mihn | Vietnã |
4º | Shenzhen – Chengdu | China |
5º | Cantão – Chengdu | China |
6º | Busan – Seul | Coreia do Sul |
7º | Busan – Jeju | Coreia do Sul |
8º | Shenzhen-Chongqing | China |
9º | Xangai-Guangzhou | China |
10º | Chongqing-Guangzhou | China |
Segundo o Traveller, antes das restrições de viagem, a rota Sydney-Melbourne tinha em média cerca de 4500 voos por mês. Os dados do FlightRadar24 mostram que em 30 dias, em meados de abril a meados de maio, havia apenas 391 voos na rota – um declínio de 97%.
Um fato curioso é que a cidade de Jeju aparece muito no ranking. Esse é um dos principais destinos turísticos da Coreia do Sul, com resorts, praia e belezas naturais como o Monte Halla, o ponto mais alto do país. Além disso, é um Patrimônio Mundial da UNESCO.