Quais jatinhos brasileiros voaram para a final da Libertadores no Equador?

A disputa da final da Libertadores em Guayaquil, no Equador, fez com que muitos brasileiros endinheirados viajassem com seus aviões próprios. Uma análise em primeira mão do AEROIN mostra uma parte destas máquinas.

Imagem Ilustrativa

Atualmente, não há voos diretos saindo do Brasil para Guayaquil, de modo que torcedores embarcaram em voos comerciais fretados ou jatos privados para ver a final do torneio mais importante da América do Sul. Inclusive, como mostramos aqui, são esperados mais de 50 aviões privados para chegar na cidade equatoriana a tempo do jogo entre Flamengo e Athletico Paranaense, neste sábado (29) às 17h.

A maioria destes aviões são brasileiros e o jornalista equatoriano Nicolás Larenas rastreou a chegada deles. O AEROIN, por sua vez, depurou a origem destes jatos, confira em ordem de chegada ao Equador:

PR-XEF

O primeiro a chegar foi um turboélice Piper PA-31T Cheyenne II, de matrícula PR-XEF, pertencente à uma Concessionária da rede Caoa Chery em Cuiabá. A aeronave foi voando de Rio Branco, no Acre, até Guayaquil.

Piper PA-31T Cheyenne

PS-GMJ

O primeiro jato de fato a chegar no Equador foi um Embraer Phenom 300 de propriedade da XP Investimentos, mas operado pela Líder Táxi Aéreo, que gerencia a aeronave, fornecendo pilotos, manutenção e fretamentos quando a financeira não usa. Inclusive, este jato tem autorização para realizar fretamentos. Ele também saiu do Brasil por Rio Branco.

Um detalhe interessante, é que a XP tem cedido o jato para Ronaldo após ele ter comprado o Cruzeiro Esporte Clube. A XP foi a assessora e parceira do “Fenômeno” na compra do time de BH, mesma cidade da Líder Aviação. Fontes apontam ao AEROIN que este deslocamento para o Equador levaria o craque da seleção do Penta à bordo.

PR-TRY

Um dos preferidos da aviação privada nacional, o Beechcraft King Air também está presente na final da Libertadores. Este King Air B200 é de uma empresa agrícola do Paraná e chegou voando de Tabatinga no Amazonas.

PR-TRY @ CPQ/SDAM

PP-MPB

Este jato é um Phenom 300, e pertence à empresa MPE, que ficou conhecida do público na Operação Lava-Jato, devido à irregularidades na construção da Usina Nuclear de Angra 3. A empresa foi condenada e devolveu dinheiro aos cofres públicos, mas ainda fez novos contratos com o governo. A aeronave da empresa fluminense também optou por Rio Branco como aeroporto de saída no Brasil.

PR-MMG

Cada vez mais raro na aviação executiva nacional, o Hawker-Beechcraft 400, também conhecido como Beechjet, leva até 9 passageiros e chegou a Guayaquil passando por Tabatinga. A aeronave que está no Equador pertence à uma empresa de aviação de Goiás, mas que não faz táxi aéreo.

PT-LUF

Este outro King Air, do modelo C90, está relacionado diretamente ao futebol: pertence à Alencar da Silveira Júnior, deputado estadual em Minas Gerais pelo PDT, mas que também é presidente do América Futebol Clube, o mais tradicional time de Belo Horizonte e único com estádio próprio em funcionamento.

PR-RRD

Um grande jato executivo se destaca nesta lista, é um Gulfstream G550, que leva até 19 passageiros e está registrado no nome do Vice-Presidente e de um Membro do Conselho da Rede de Hospitais D’Or e São Luiz. Este foi o que fez a viagem mais longa: saiu diretamente do Aeroporto Executivo Catarina, em São Paulo, até Guayaquil, sem escalas.

PR-RDD_190602__DSC7235

PS-AGA

Outro grande Gulfstream, também do modelo G550, que chegou no Equador foi o da Helistar Táxi Aéreo, mas este realizou um voo do Aeroporto Internacional do Galeão até Quito, capital do Equador, e não diretamente para Guayaquil.

Gulfstream G550. Helistar Táxi Aéreo. PS-AGA. MSN: 5382

A lista não é definitiva e, por ventura, pode ter aeronaves faltando, mas demonstra a paixão do brasileiro, independente de classe social, pelo futebol.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aena Brasil vai recompensar companhias aéreas que ampliarem o número de...

0
O projeto tem como foco recompensar as companhias aéreas de acordo com o aumento na quantidade de passageiros em 16 aeroportos sob a gestão