Quantos aviões Airbus novos de fábrica a Latam ainda tem a receber?

A resposta direta e rápida para a pergunta é 44 aeronaves. Segundo dados da lista de produção mais recente da Airbus, ainda falta o Grupo Latam receber um total de quarenta e quatro jatos, mas há alguns temas interessantes a se observar nessa contagem.

A350-1000: Em primeiro lugar, é importante notar que a Airbus ainda conta como “a entregar” dois A350-1000 XWB, embora o grupo já tenha anunciado que não operará mais tal modelo. Possivelmente, a Airbus aguarda o repasse dessa encomenda antes de remover de sua lista de pedidos não preenchidos.

FAMÍLIA A320neo: Dito isso, podemos dizer que restam, de fato, 42 jatos a serem efetivamente entregues nos próximos anos. Dessa conta, são 23 do modelo A320neo e outros 19 do modelo A321neo.

A estratégia de distribuição dessas aeronaves entre as empresas do grupo Latam na América do Sul não está divulgada, mas sabe-se que há dois aviões na fábrica já prontos para entrega à Latam Brasil.

São eles os A320neos de números de série 9558 (PR-XBG) e 9563 (PR-XBH), ambos já fotografados na fábrica com a pintura da empresa aérea. A chegada desses dois no Brasil, no entanto, vai depender de uma decisão final da empresa aérea e não há uma data estipulada para o traslado.

Por sua vez, os A321neo também ainda não têm uma data para serem entregues, embora o modelo A321ceo tenha se transformado num dos principais workhorses da Latam nos últimos anos dada sua capacidade e custo operacional.

Na medida em que a aviação se recuperar dos efeitos da pandemia, a estratégia da Latam para o recebimento das aeronaves ficará mais evidente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião Caçador Submarino US Navy Boeing 737NG P-8A Poseidon

Em reunião específica com a mídia brasileira na FIDAE, Boeing falou...

0
Tim Flood, diretor da Boeing, falou das qualidades do avião de patrulha marítima, que foi desenvolvido a partir da plataforma Boeing 737-800.