Quatro aeroportos administrados pela CCR recebem Certificação Operacional da ANAC

Aeroporto de Palmas – Foto de Apcs78, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

No dia 09 de março, quatro aeroportos sob administração da CCR receberam a Certificação Operacional, conferida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). São eles: Aeroporto de Londrina, no Paraná, Aeroporto de Palmas, em Tocantins, Aeroporto de Bagé, no Rio Grande do Sul, e Aeroporto de Petrolina, em Pernambuco.

A Certificação Operacional, item obrigatório previsto no contrato de concessão, comprova que os aeródromos operam dentro dos requisitos de segurança operacional, os quais são definidos com base em parâmetros internacionais. O Certificado é emitido pela ANAC após avaliação técnica dos diversos elementos de infraestrutura de um aeródromo e atesta os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber, além de validar a capacidade e a proficiência, por parte do operador, de cumprir as normas técnicas brasileiras relativas à segurança operacional.

“Nosso processo de Certificação Operacional foi iniciado em 2022, logo após assumirmos a gestão dos terminais. Desde então, foram realizadas diversas melhorias, compreendendo a elaboração e aprovação do manual de operações (MOPs), auditorias internas, auditoria da ANAC, além de atividades de manutenção que levaram à conquista da certificação”, comenta Luis Spanner, Head da Área de Safety, da CCR Aeroportos. 

Além dos terminais citados, os outros 11 aeroportos que estão sob gestão da CCR Aeroportos desde março do ano passado também estão passando pelo processo de certificação. “Essa conquista é resultado do trabalho, esforço, sinergia e dedicação de todas as nossas equipes, o que é motivo de felicidade e orgulho para a CCR Aeroportos”, conclui Spanner.

Informações da CCR Aeroportos

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias