Queda de helicóptero perto de creche na Ucrânia faz 18 vítimas, incluindo autoridades

H225 Super Puma Ministério do Interior – Ucrânia – Imagem: Airbus Helicopters

Um acidente envolvendo um helicóptero vitimou fatalmente pelo menos 18 pessoas, incluindo o ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrskyi, seu primeiro vice, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado, Yurii Lubkovych. 

O acidente ocorreu nesta quarta-feira (18), em Brovary, a leste de Kyiv, na Ucrânia, quando um Eurocopter EC225 Super Puma com 9 pessoas a bordo caiu próximo de uma creche. Além das vitimas fatais a bordo e no solo, incluindo três crianças, outras 29 pessoas ficaram feridas, informou a CNN.

O governo ucraniano confirmou a morte do Ministro de Interior na queda. O cargo é um dos mais importantes do país – o chefe da pasta é o responsável pelas Forças Armadas e, por isso, uma das principais peças na guerra na Ucrânia.

Embora as informações ainda sejam desconhecidas, o helicóptero supostamente pertencia ao Serviço de Emergência do Estado, utilizado sempre pelo Ministério do Interior.

Em uma declaração por escrito, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chamou o acidente de “uma terrível tragédia“, acrescentando que ordenou aos serviços de segurança ucranianos que “descobrissem todas as circunstâncias“.

Zelensky encerrou sua declaração dizendo que os funcionários eram “verdadeiros patriotas da Ucrânia. Que eles possam descansar em paz! Que todos aqueles cujas vidas foram tiradas nesta manhã descansem em paz!

Ainda não está clara a causa do acidente. As informações estão em desenvolvimento.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas